book_icon

Tablets e chromebooks puxam vendas de PCs em 2020

Foram mais de 160 milhões de tablets vendidos no mundo e 30 milhões de chromebooks

Tablets e chromebooks puxam vendas de PCs em 2020

O mercado global de PCs, incluindo tablets e chromebooks, fechou 2020 com alta de 17%, totalizando 458,2 milhões de unidades vendidas, o maior volume desde 2015. Somente no quarto trimestre, as vendas cresceram 35% em comparação ao mesmo período de 2019, com 143,7 milhões de equipamentos vendidos. Os dados são da empresa de pesquisa Canalys, que destacou as ótimas vendas de tablets e chromebooks no ano passado.

Segundo o relatório, o último trimestre do ano trouxe força contínua aos tablets, com as vendas atingindo um recorde histórico de 52,8 milhões de unidades, para um total de 160,6 milhões de unidades em 2020, um crescimento de 28% em relação a 2019. E mais uma vez os chromebooks estabeleceram volumes recordes, atingindo 11,2 milhões de unidades no período, um notável aumento de 287% em relação ao quarto trimestre de 2019, elevando o total do ano de 2020 para 30,6 milhões de unidades.

Os fornecedores de chromebook alcançaram novos patamares de sucesso no quarto trimestre, com o mercado geral quase quadruplicado de tamanho em comparação ao mesmo período do ano passado

A Apple ampliou seu domínio no mercado de tablets, com as vendas do quarto trimestre crescendo 40%, para 19,2 milhões, seu melhor desempenho do iPad desde o quarto trimestre de 2014. A Samsung manteve o segundo lugar no mercado com 9,9 milhões de tablets comercializados, um aumento de 41% em relação ao quarto trimestre de 2019. A Amazon subiu para terceiro lugar devido à forte demanda de férias, enviando 6,5 milhões de tablets. A Lenovo foi o fornecedor de crescimento mais rápido no quarto trimestre, aumentando o volume de vendas em 125% para chegar a 5,6 milhões de unidades. A Huawei foi o único fornecedor entre os cinco principais a ver as remessas caírem ano a ano por causa da guerra comercial entre EUA e China.

“O ímpeto de crescimento desfrutado pelos tablets mostra o quão importante o fácil acesso ao poder da computação se tornou nos tempos atuais”, disse Ishan Dutt, analista da Canalys. “Sua versatilidade o torna um dispositivo ideal em uma variedade de casos de uso, desde simples plataformas para e-learning e consumo de conteúdo, até destacáveis ​​de alto desempenho para usuários de produtividade que estão se adaptando para passar mais tempo em casa”, comentou o analista. Fornecedores como Microsoft, Dell e Lenovo reagiram ao renovado interesse em tablets removíveis com uma série de anúncios na CES 2021 focados em trazer melhor desempenho e conectividade para dispositivos para uma era de maior flexibilidade nos arranjos de trabalho.

Chromebooks

Os fornecedores de chromebook alcançaram novos patamares de sucesso no quarto trimestre, com o mercado geral quase quadruplicado de tamanho em comparação ao mesmo período do ano passado. A HP manteve a primeira posição no mercado com 3,5 milhões de unidades vendidas, um aumento de 235% no comparativo anual. A Lenovo ficou em segundo lugar, tendo conseguido aumentar bastante a produção para atingir 2,8 milhões de unidades com um crescimento extraordinário de 1.766%. Acer e Dell também mantiveram suas posições no quarto trimestre, com cada uma vendendo cerca de 1,5 milhão de unidades. A Samsung ultrapassou a Asus e ocupou o quinto lugar, vendendo pouco mais de 1 milhão de unidades, 630% a mais do que há um ano.

“A demanda por chromebooks está em alta”, disse Rushabh Doshi, diretor de Pesquisa da Canalys. “Com muitos países sendo forçados a acelerar seus planos de educação digital após bloqueios adicionais, escolas e universidades estão clamando por soluções fáceis de implantar e as ofertas digitais do Google para a educação estão se mostrando bastante populares em relação às plataformas rivais, especialmente nos EUA e na Europa Ocidental”, explicou o executivo.

Em sua opinião, com os governos em muitos países correndo em direção a uma proporção muito necessária de um dispositivo para cada aluno, a demanda de chromebooks para a educação deve permanecer forte este ano. Fora da educação, também tem havido crescente interesse de consumidores e clientes comerciais tradicionais em procurar esse tipo de equipamento para garantir a continuidade de negócios ou computação pessoal a preços acessíveis.

Serviço
www.canalys.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.