Mercado

Surge a primeira carteira de bitcoins não custodiante do País

No app Bitfy quem guarda e controla os bitcoins é tão somente o próprio usuário podendo realizar transferências, converter para reais, comprar bitcoins além de produtos e serviços

Startup desenvolvedora que leva mesmo nome é umas das 5 selecionadas de um processo ocorrendo no mundo todo para o primeiro bootcamp voltado a testes e aprimoramento de tecnologias globais utilizando a Libra, criptomoeda do Facebook

Nos últimos anos muito se fala da evolução dos formatos de compra e venda por conta da tecnologia. De um tempo para cá uma palavra é cada vez mais ouvida: bitcoin. A moeda virtual mais famosa para o grande público ganha usuários todos os dias no mundo todo. Mas o que muitos não sabem é que boa parte dos riscos da compra de bitcoins está justamente ligado ao fato dos usuários não o terem mesmo após comprados, ficando na custódia de corretoras.

“Até o momento as pessoas que compram bitcoins fazem isso pensando que o dinheiro eletrônico é delas, mas como isso é possível se as corretoras elas não dão acesso direto a elas, além de criarem diversos obstáculos para as movimentações?”, comenta o empreendedor Lucas Schoch que, pensando em todo esse cenário, desenvolveu por um ano uma solução que realmente trouxesse essa liberdade ao consumidor com seus bitcoins. Foi então que em outubro de 2019 foi lançado o app Bitfy – http://bitfy.app -. a primeira carteira de bitcoins não custodiante do país..

Com o aplicativo Bitfy, pela primeira vez o usuário pode realmente chamar um bitcoin de seu. Intuitiva, a solução mesmo em versão beta já permite muitas das principais ações necessárias e similares a de uma movimentação financeira habitual com outras moedas.

“O Bitcoin e as moedas digitais chegaram para revolucionar a vida das pessoas pois muda desde a forma como se investe e transfere dinheiro até a forma de compra e venda de produtos e serviços. Estamos felizes demais com o lançamento pois com o nosso aplicativo é primeira vez no país que o conceito básico da moeda peer-to-peer é aplicado, ou seja, transações sem nenhum intermediário podem ser realizadas”, conta Schoch, CEO da startup que leva o mesmo nome do aplicativo..

Bitfy é escolhida para bootcamp global de tecnologias globais utilizando a criptomoeda Libra do Facebook

Escolhida entre mais de milhares de startups ao redor do mundo, o programa Libracamp de Israel, escolheu a Bitfy para ser uma das 5 empresas a testarem e ajudarem em aprimoramentos da Libra. Serão 10 semanas quais a startup será submetida a ações globais de implementação e usabilidade da criptomoeda e de mecanismos de pagamentos internacionais.

Mas afinal, como funciona o aplicativo Bitfy?
Transparência, simplicidade e segurança são as palavras de ordem do aplicativo. Tendo em mente esses pilares, o objetivo do app é mostrar ao usuário que bitcoin não é investimento, é uma moeda para ser usada. Para ingressar nesse universo é muito fácil. Ao baixar o app disponível para smartphones Android e iOS, o usuário precisa apenas cadastrar alguns dados pessoais.

Nesse processo, o grande diferencial surge: As 12 palavras-chave que aparecerão para que sejam guardadas pelo usuário. Segundo Schoch, “São essas informações que permitirão a segurança dos bitcoins na carteira dessa pessoa. Entregamos a chave do cofre a ela sem fazer uma cópia, trazendo assim tanto a privacidade quanto a garantia completa do poder absoluto sobre o valor em carteira”.

As principais features e o que já pode ser comprado com Bitcoin
O app permite já transferências de bitcoins entre carteiras em minutos. Caso ambos os envolvidos na transação tenham o app Bitfy leva segundos para serem feitas. Já é possível também fazer transferências bancárias, convertendo bitcoins em reais e claro, comprar bitcoins fazendo o processo inverso, tudo muito simples, ágil e com segurança.

“É a primeira vez que o usuário tem total noção de quem está gerando a oportunidade de transacionar seus bitcoins. Em um modelo onde a privacidade impera, nós entendemos que para uma gama maior de pessoas aderirem ao bitcoin é preciso que o próprio mercado compreenda a necessidade de algumas validações, uma delas é dar a tranquilidade a quem está usando o serviço de quem somos e onde estamos. Isso também é novo.”, afirma o CEO.

O dia de comprar produtos e serviços diretamente com bitcoin enfim chegou. Na aba Gift Cards, estão disponíveis serviços diversos por períodos pré-estabelecidos como nos streamings de música Spotify e Deezer – formato digital semelhante aos cartões físicos pré-pagos presentes em supermercados e lojas de eletrônicos.

Já na aba Voucher o usuário pode pagar sua conta em estabelecimentos em restaurantes como Outback, Coco Bambu e L’entrecoté de Paris e comprar até mesmo roupas e acessórios. Atualmente as lojas Centauro, TNG e TipTop são algumas que aceitam o formato.

“O lançamento do app com o que ele permite fazer é uma revolução no mercado. Para continuarmos esse círculo virtuoso queremos ajudar as pessoas enxergarem o bitcoin de uma forma cada vez mais natural compreendê-na como parte do dia a dia delas. Por isso a nossa busca é sem dúvida por entregar a melhor experiência com bitcoins da vida dos brasileiros”, finaliza Schoch.

Fundada em outubro de 201, a Bitfy é uma startup paulista que desenvolveu o app de mesmo nome pioneiro no Brasil por ser uma verdadeira carteira digital não custodiante de bitcoins. Por meio do app o usuário tem total e exclusivo controle sobre os seus bitcoins, algo inédito até então no país. A solução permite transações entre carteiras de bitcoins, transferências bancárias com conversão para reais além de compra de bitcoins e de produtos e serviços.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos