A Superdigital, fintech pertencente ao Grupo Santander que atua no setor de contas de pagamento, anuncia parceria com o UOL Diveo para tornar real a estratégia de migração para cloud.
O case de estudo do International Data Corporation (IDC) descreve que a Superdigital tinha o desafio de trabalhar em uma infraestrutura de TI escalável e que suportasse o portfólio de produtos, sem abrir mão da efetividade do sistema, já que o existente estava inviabilizando o crescimento do negócio – tanto por questões de custo, quanto de capacidade.
Para disponibilizar uma estrutura capaz de suportar as transações financeiras, a Superdigital contou com a consultoria do UOL Diveo para fazer a mudança para a nuvem, de modo ágil e assertivo. O final de 2018 foi o momento escolhido para que parte do sistema monolítico da empresa – o que suporta as operações do Brasil – migrasse para a nuvem pública da Amazon Web Services (AWS).
Cleyton Ferreira, CTO do UOL Diveo, explica que a solução escolhida pela Superdigital atua em ambiente híbrido, dividido entre cloud e colocation. “Ao analisar a maturidade dos sistemas, vimos que essa divisão era a ideal para tornar a migração mais fácil. Estivemos presente durante todo o processo, prestando consultoria e, agora, operamos ambas plataformas”.
De acordo com Giannina Popper, gerente de Infraestrutura na Superdigital, a mudança de ambiente atende as demandas do negócio para o Brasil e, futuramente, para outros países da América Latina. ”O caminho para a nuvem nos garante mais competitividade mercadológica e acelera nosso quadro de inovação. Ainda estamos em fase de implementação, mas nosso foco agora é continuar para uma plataforma operacional e de gestão financeira em cloud”, comenta.
Além dessa transformação, o UOL Diveo também estabeleceu as conexões Direct Connect entre os datacenters e nuvem. Esse tipo de conexão oferece uma rede mais consistente que as conexões baseadas na internet, mais disponibilidade e diminui a latência na transferência de dados.
Colhendo os frutos
Pela facilidade em atualização de sistemas e gerenciamento de dados, a solução promove flexibilidade no modo de trabalho da equipe da Superdigital, uma vez que as ações são feitas automaticamente e não é necessário que o time atue em escala 24×7.
Além da redução em custos operacionais, a criação de ambientes novos, destinados aos produtos e soluções do negócio, contabiliza ganho expressivo, uma vez que levava 15 dias para ser desenvolvido em colocation e foi reduzido para dois dias com cloud.
Giannina diz que o retorno sobre o investimento já foi visto durante a operação do novo ambiente. “Agora desfrutamos de recursos que permitem que nosso time crie com mais rapidez, economia e efetividade. Estamos em uma esteira tecnológica que alavancará a implementação de novas tecnologias, tais como APIs e chatbots, melhorando o relacionamento com nossos clientes”, finalizou.
Leia nesta edição:
CAPA | TENDÊNCIAS
IA Generativa, o presente e o futuro
CAPACITAÇÃO
Capital humano é ponto-chave em projetos
ENCARTE ESPECIAL
Negócios e Governança têm apoio em soluções de Analytics
Esta você só vai ler na versão digital
CARREIRA
Salários altos em tecnologia, mas para profissionais capacitados
Baixe o nosso aplicativo