Com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais causados pelo COVID-19, as startups Octadesk, Gama Academy, Ramper e Runrun.it desenvolveram o “Manual de Sobrevivência para PMEs”, direcionado para pequenas e médias empresas. O conteúdo gratuito é dividido em seis categorias e foi elaborado por meio de entrevistas com os CEOs e líderes dessas empresas.
“Diante do cenário de incertezas, pequenas e médias empresas são as primeiras a reduzir o quadro de colaboradores, contrair altas dívidas e até fechar as portas. Foi para ajudar outras empresas e fortalecer a economia que estamos compartilhando nosso conhecimento, experiência, erros e acertos”, conta Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Nas entrevistas, os especialistas compartilham os efeitos que já foram percebidos em seus negócios, estratégias adotadas frente a essas mudanças e dicas que podem ser colocadas em prática por outras empresas a curto prazo. As categorias abordadas no material são: Negócios, Vendas, Atendimento, Marketing, Recursos Humanos e Gestão de Equipe.
Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, uma das startups participantes do projeto, o momento é de união para que todos possam se ajudar. “As empresas mais afetadas pelo Coronavírus serão as PMEs, que empregam mais de 50% da população brasileira. Portanto, nosso papel como empresas digitais que estão sendo menos impactadas por todo este cenário, é reunir a maior quantidade possível de profissionais que estão enfrentando este momento e assim ajudá-las. É justamente isso que estamos fazendo dentro desse manual de sobrevivência”, conclui.
O manual é atualizado com 12 vídeos por semana e já conta com mais de 9 horas de conteúdo contínuo. Além de garantir informação e instrução de qualidade para os empresários, na página também há espaço para comentários e registro de dúvidas. Os idealizadores do projeto acreditam que é fortalecendo e trocando informações que as empresas poderão atravessar esta fase.
Sobre as empresas idealizadoras do projeto:
Octadesk – empresa focada em inovação e relacionamento com o cliente, ajudando outras empresas a colocarem o consumidor como centro de sua estratégia e multiplicarem a força do atendimento e vendas com agilidade, organização e escala.
Gama Academy – escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital nas áreas de design, marketing, programação e vendas.
Ramper – plataforma de prospecção digital que possibilita escalar a geração de leads B2B e automatizar a prospecção de ponta a ponta – desde construção de listas com seus clientes ideais, passando pelas abordagens até que o lead esteja pronto para ir para o CRM.
Runrun.it – software de gestão de projetos, tarefas e fluxo de trabalho, com relatórios sobre prazos e custos dos projetos e desempenho das pessoas.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo