Mercado

Startup de tecnologia está mudando a logística de entregas em médias e grandes empresas

Otimizar toda a operação logística de entregas das empresas, desde a saída dos produtos, passando pelo transportador até a chegada ao ponto de venda

Com esse objetivo, a Comprovei foi criada, em 2014, na cidade mineira de Itajubá. De lá para cá, a startup de tecnologia para logística (logtech) saltou de 500 entregas mensais para mais de 3 milhões, ao mês, sendo gerenciadas pela sua plataforma, que inclui uma solução para visualização, em tempo real, de toda a operação de entrega (para desktops e tablets) e um aplicativo para os motoristas.

A Comprovei, que monitora cada etapa da entrega, desde a coleta, passando por transbordo até a última milha de entrega ao cliente, consegue apontar exatamente onde se encontra a carga e pode até antecipar possíveis atrasos. Por meio dela, o embarcador ou transportador têm total controle sobre a movimentação dos produtos, até obter a comprovação de cada entrega em seu destino. A plataforma é voltada para distribuidores, atacadistas, indústrias, redes de varejo, transportadoras e operadores logísticos.

A plataforma é voltada para distribuidores, atacadistas, indústrias, redes de varejo, transportadoras e operadores logísticos

Hoje, mais de 3 milhões de entregas mensais dos clientes são gerenciadas e monitoradas pela Comprovei. Empresas como BASF, DHL, Aurora, Braspress, Marfrig, Swift, Suzano, ProFarma, Catupiry, Roge Distribuidora e Leo Madeiras usam a tecnologia para comprovação de entrega de pedidos da startup, que conta com cerca de 20 funcionários.

A Comprovei está crescendo a passos largos. No último ano, faturou R$ 3 milhões, o que representa um aumento de 50% frente ao registrado em 2017. A startup prevê faturar R$ 4 milhões em 2019.

Menos reclamações, mais eficiência
Para embarcadores e transportadores, o maior benefício que a solução oferece é ter menos reclamações no SAC ao permitir um melhor serviço de entregas, além de reduzir gastos ao eliminar a necessidade de uso de papel para a gestão de toda a operação logística. Por outro lado, o cliente final ganha ao ter um recebimento mais ágil e transparente de seus pedidos. Já o transportador é beneficiado ao aumentar sua produtividade e reduzir custos com a utilização de uma gestão eletrônica em tempo real.

A gestão em tempo real de entregas da Comprovei auxilia os embarcadores a serem mais eficientes no relacionamento com os clientes. Se o destinatário não se encontra no horário marcado ou no local, por exemplo, o motorista avisa a central de monitoramento de entregas por meio do aplicativo. Automaticamente, a plataforma sinaliza um alerta para que a empresa entre em contato com o seu cliente para verificar qual é o melhor horário para retornar. Da mesma forma, se algum imprevisto no caminho ocasionar um atraso na chegada do pedido ao seu destino, o sistema faz o alerta e o embarcador ou o transportador podem entrar em contato proativamente com o seu cliente para avisá-lo com antecedência, evitando, assim, uma reclamação.

Outro benefício da plataforma da Comprovei para os embarcadores é o acesso a informações que mostram quais transportadoras e motoristas prestam um melhor serviço, graças aos relatórios que demonstram um controle detalhado de produtividade. Já para os transportadores, como tudo é realizado online e a comprovação do serviço de entrega é visualizado pelo embarcador (o contratante) automaticamente, a vantagem é poder receber o valor contratado pelo serviço mais rapidamente.

Durante o transporte, o motorista usa um aplicativo próprio que tem um GPS integrado para facilitar o rastreamento e o cliente é notificado quando o seu pedido está chegando. No momento da entrega, o motorista pode tirar uma foto do comprovante de entrega assinado e a solução Comprovei digitaliza esta foto automaticamente, utilizando uma tecnologia de escaneamento desenvolvida pela própria startup. O aplicativo também permite ao entregador colher a assinatura digital do cliente direto na tela do smartphone.

“Tudo é processado em tempo real, então o nosso cliente consegue fazer uma gestão eficiente de suas entregas, acabando de uma vez por todas com aquela famosa resposta de que a empresa vai verificar o ocorrido e que dará um retorno em breve, quando o seu cliente reclama sobre uma entrega que não foi feita dentro do prazo combinado”, diz Halley Takano, CEO da Comprovei.

A logtech mais inovadora de 2019
Neste ano, a Comprovei foi reconhecida como a startup de logística mais inovadora no ranking da 100 Open Startups, rede de startups que compartilham conhecimento, cocriam e implementam soluções inovadoras em conjunto com grandes empresas. No ranking geral, que selecionou as 100 startups de diversas áreas de atuação, ficou classificada na 5ª posição.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos