book_icon

Startup cria app para reservar hotéis 4 e 5 estrelas a preço baixo

Startup cria app para reservar hotéis 4 e 5 estrelas a preço baixo

Facilitar a vida de quem viaja, tornando desnecessária a preocupação com pré-reserva de hotéis e oferecendo opções de hospedagem 4 e 5 estrelas a preços convidativos. Este é o mote do 123Hotel, aplicativo que a startup homônima acaba de lançar no Brasil, contando com investidores gaúchos.

Conforme Rodrigo Vasconcellos, cofundador da startup, o objetivo do projeto é ambicioso: mudar a cultura de viagens, tanto de turismo, quanto de negócios, no Brasil – um mercado em que impera a tradição de fazer reservas de hotéis com antecedência, tanto em busca de valores mais acessíveis, quanto de disponibilidade nos estabelecimentos desejados.

“Com um app de fácil usabilidade, nosso plano é emplacar um modelo que já existe há tempos no exterior, mas nunca pegou de fato no Brasil: as reservas de hotel realizadas na última hora, para estadias de curto período”, afirma Vasconcellos.

Nosso maior objetivo com o 123 Hotel é mudar o perfil de consumo do público quando se trata de estadias curtas em hotéis 

Para tanto, ele destaca que a estratégia é disponibilizar ofertas com descontos de 20% a 70% nos preços de diárias para usuários que desejem reservar um hotel para o mesmo dia, com permanência de um pernoite no máximo.

O objetivo da plataforma, além dos preços atrativos para o usuário final, é oferecer aos hotéis uma alternativa para diminuir o número de quartos vazios durante o ano.

“Para o mercado hoteleiro, também é um ótimo negócio: os cadastrados, ao fim de cada dia, podem inserir no app os quartos vagos com descontos atrativos para captar o público do 123Hotel. Assim, tanto o hotel ganha, minimizando a vacância, quanto o usuário, por vezes tendo a chance de se hospedar em um local a que não teria condições em caso de prática dos valores normais”, comenta Ricardo Utz, diretor de UX da Aioria, empresa investidora e desenvolvedora do aplicativo.

O piloto de lançamento da startup começa por Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, com cerca de oito hotéis do município já cadastrados. Todos de quatro e cinco estrelas, como é o padrão do app.

“Passado esse momento de validação em Balneário Camboriú, onde faremos os ajustes finais na plataforma, já devemos iniciar nossa expansão nacional. Já conversamos com hoteis de grande e médio porte nas principais capitais do país, e, dentro de um ano, nossa meta é já atuar em cerca de 17 cidades, entre grandes centros e destinos turísticos dentro do Brasil”, finaliza Vasconcellos.

O app surge, ainda, como mais uma alternativa de competitividade para o setor hoteleiro, que, de acordo com dados de mercado, tem perecido com a concorrência de players como o Airbnb – segundo pesquisa do Morgan Stanley, de 2017 para 2018, 22% do público que costumava ficar em hotéis migrou totalmente para o Airbnb.

No Brasil, o primeiro semestre de 2018 teve uma arrefecida significativa na taxa de ocupação. Em grandes centros, como o Rio de Janeiro, por exemplo, o índice de quartos desocupados chegou a alarmantes 70% no período, segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira.

O 123Hotel vem para preencher a lacuna da vacância, permitindo aos hotéis praticarem preços mais baixos do que suas tarifas normais de balcão para quartos disponíveis em hospedagens de pernoite único. Mas, conforme os fundadores, não é qualquer hotel que poderá integrar a plataforma.

A ideia é oferecer hospedagem prática e acessível, mas muito satisfatória, e portanto os hotéis do app precisam ser de alto padrão, tendo, pelo menos, quatro estrelas.

“Em suma, estamos falando de estadias curtas em hotéis de alto nível por preços populares. Numa comparação simplificada, digamos que é tipo um Uber Black para hoteis”, diz Vasconcellos. “Para garantir a qualidade dos serviços, fazemos vistorias técnicas em todos os cadastrados antes de serem admitidos de fato em nossa plataforma”, finaliza.

Complementando a proposta de foco na qualidade da experiência do usuário, está a base do próprio app. Conforme Utz, da Aioria, a interface é intuitiva e descomplicada, e o aplicativo utiliza recursos do próprio celular, como geolocalização, para disponibilizar ofertas de acordo com a expectativa, demanda e local do usuário.

O processo de reserva também é descomplicado. Segundo os criadores do app, o plano é que usuários consigam fazer suas reservas em três cliques, como o próprio nome do aplicativo indica. Para dar mais segurança, o pagamento não é feito no app, e sim no balcão dos hotéis.

A receita da startup vem de comissionamentos cobrados diretamente dos hotéis.

“Nosso maior objetivo com o 123 Hotel é mudar o perfil de consumo do público quando se trata de estadias curtas em hotéis. O brasileiro ainda tem a pré-concepção que, quando programa uma viagem, ele precisa programar sua estadia também, como se ele fosse ficar na rua caso não fizesse”, dispara Vasconcellos. “O objetivo é que o público não tenha o receio de fazer uma reserva no mesmo dia, desde que ele se sinta seguro de que terá uma experiência satisfatória. A proposta terá um apelo diversificado junto ao público – do profissional que viaja a trabalho ao turista que visita uma cidade apenas para um evento ou show, por exemplo”, conclui.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.