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Sovos e Blue Yonder oferecem soluções fiscais de gerenciamento de transportes

A implementação no Brasil é estratégica e serve para capacitar o projeto para uma extensão global

A Sovos, empresa global em tratamento fiscal e a Blue Yonder, especialista em soluções de gerenciamento de transportes (TMS), anunciam parceria para atender empresas de diversos segmentos que buscam uma conexão entre sistemas de logística e determinação de impostos.

A implementação no Brasil é estratégica e serve para capacitar o projeto para uma extensão global. Isso porque o País tem uma das mais complexas redes de centro de distribuição do mundo, o que exige que a localização de plantas de manufatura precise ser minuciosamente definida, considerando os custos e os impostos aplicados em cada território. Por isso, a dificuldade de adaptação de sistemas com a legislação local na área de determinação de impostos – que engloba cálculo de impostos, frete, automação de notas fiscais de entrada e saída e obrigações fiscais – vem se mostrando uma das maiores demandas de diversos setores da indústria brasileira.

Mesmo sendo um dos setores mais afetados neste momento de pandemia mundial, ainda não houve nenhuma mudança drástica na legislação tributária da área logística. De qualquer forma, as empresas que hoje gerenciam suas aplicações manualmente, importando dados em planilhas e arquivos simples, correm sérios riscos de enfrentar multas e altos custos a curto prazo por possíveis erros humanos facilmente suscetíveis  

A solução da Sovos foi escolhida por se integrar com a oferta de gerenciamento de transportes da gigante Blue Yonder, trazendo para o mercado uma proposta única de valor para clientes com intensa atividade de distribuição de produtos, com destaque para indústrias de bebidas e alimentos. Os ganhos desta otimização são visíveis em todos os processos da cadeia produtiva dos clientes, desde a entrada de insumos, processamento e distribuição dos produtos.

“A Blue Yonder busca constantemente ouvir as demandas e solicitações de seus clientes e parceiros, a fim de apresentar opções eficientes em cada mercado de atuação, fortalecendo as relações entre as plataformas, dentre elas, uma das mais sensíveis: a integração fiscal. A parceria local com a Sovos foi estruturada para demonstrar que nossos sistemas estão preparados e tropicalizados para atender a demanda fiscal e integração no Brasil com nossa plataforma Luminate Logistics de Transportes. A Sovos, assim, torna-se uma opção aos clientes locais que buscam alternativas corporativas com forte presença aqui e na região latino-americana. Estamos iniciando esta parceria pelo Brasil devido à grande base de clientes de soluções de transporte da Blue Yonder, assim como pela complexidade exigida em soluções fiscais principalmente CTE’s’’, comenta Samuel Baccin, executivo da Blue Yonder.

O Brasil é hoje o centro global de desenvolvimento para a Sovos e a recém aquisição da Taxweb, empresa brasileira em determinação de impostos, é fundamental para a solução dessa complexa equação em que se deve localizar a manufatura, os centros de distribuição e a melhor rota para entrega dos produtos e serviços. ‘’A parceria entre as duas empresas visa conectar os documentos eletrônicos (como nota fiscal eletrônica de serviços, mercadoria e conhecimento eletrônico de transporte) aos motores de otimização da Blue Yonder. Com isso, através de suas conectividades e APIs, é possível fazer não apenas o cálculo da melhor combinação possível, mas também a projeção dos cenários viáveis, além de auditar e verificar se as operações seguem as rígidas regras da legislação tributária do Brasil e do mundo’’, conta Marcelo Juliano, executivo de parcerias estratégicas da Sovos.

Mesmo sendo um dos setores mais afetados neste momento de pandemia mundial, ainda não houve nenhuma mudança drástica na legislação tributária da área logística. De qualquer forma, as empresas que hoje gerenciam suas aplicações manualmente, importando dados em planilhas e arquivos simples, correm sérios riscos de enfrentar multas e altos custos a curto prazo por possíveis erros humanos facilmente suscetíveis. A parceria entre a Sovos e a Blue Yonder vem para ajudar inclusive as organizações que não utilizam tecnologia de ponta para estar em conformidade fiscal.

‘’A inteligência de muitas empresas está baseada nas pessoas, sem muitas ferramentas para suportar esta automação. Hoje, na área de logística, que é onde se gerencia grande parte das empresas do mundo, está faltando direção de como se conduz a melhor demanda, a quebra de estoque e a área de transportes. Toda essa camada é onde a Blue Yonder está. A ideia com a nossa parceria é justamente criar uma mudança de percepção na indústria de que existem empresas querendo fortemente suportar essa mudança de mercado’’, opina Baccin.

A automatização do processo fiscal não inclui apenas sair da planilha manual, mas otimizar e digitalizar todos os canais que possam absorver sistemas com inteligência artificial para entender perdas financeiras nas etapas da área de logística das indústrias. ‘’A gente consegue ter o controle total do caminhão e da carga por meio de Inteligência Artificial, mas ter a área de determinação de impostos desenvolvida e alinhada com a área de accounting faz toda a diferença. Por isso, unir forças com a Sovos é estratégico no mercado brasileiro. O CFO conseguirá ver todos os custos relacionados à companhia e, principalmente, à área de transporte’’, comenta o executivo da Blue Yonder.

Além de tudo o que compete à determinação de impostos no Brasil e no mundo, a Sovos possui solução de Ap Automation, ou seja, entrada e saída de mercadoria que integra o que chega, o que sai do estoque das empresas e a distribuição. Portanto, a organização, presente durante toda a cadeia produtiva, se alinha perfeitamente à solução de automatização desses processos trazidos pela Blue Yonder. ‘’Essa aliança faz com que a gente consiga ter um posicionamento ainda mais consistente no mercado, blindando a concorrência e fortalecendo a Sovos em nossos clientes. O ganho para nós é termos um parceiro forte e que está atuando diretamente no supply chain, e que consegue demonstrar para o cliente frutos que são materializados por meio dessas soluções’’, comenta Juliano.

 

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