book_icon

Soluções tecnológicas têm papel relevante no combate à pandemia

Para disseminar as boas práticas, fundamentais para a contenção da Covid-19, especialista da Huawei destaca o uso da Inteligência Artificial para agilizar o diagnóstico, em solução já implementada no Brasil
Soluções tecnológicas têm papel relevante no combate à pandemia

Inúmeras soluções tecnológicas estão diretamente ligadas e outras complementam, porém, contribuem de forma vital para o combate à pandemia do novo Coronavírus. No momento atual enfrentado por todas as nações do planeta, é necessária toda colaboração para a contenção e prevenção da transmissão da Covid-19 e suas consequências.
Compartilhar e difundir iniciativas e informações é de fundamental importância, para que as boas experiências possam gerar ideias, em todo o mundo, no combate à pandemia. A demanda pelas soluções de Inteligência Artificial e de Nuvem aumentaram, assim como a aceleração da implementação de redes 5G.

Os resultados são obtidos em até seis vezes mais rapidamente, com análise completa apenas 30 segundos após o resultado obtido pelos computadores. Esta solução já está implementada e sendo utilizada no Brasil pelo Instituto de Radiologia – InRad e pelo InovaHC
São inúmeras iniciativas, soluções e produtos que já estão em uso na China e em outros países, inclusive no Brasil, com a IA entrando forte nessa seara.
“Diante de um fato destas proporções, é preciso haver colaboração entre empresas, governos e sociedade para que se evite a disseminação da doença e na sua prevenção, por meio de formas e barreiras físicas de contágio”, diz Simon Tsang, consultor sênior da Huawei.
Hoje, a Inteligência Artificial se faz presente nos testes, monitoramento, interpretação rápida e eficiente de dados e nos diagnósticos. Com sua aplicação, resultados são obtidos em até seis vezes mais rapidamente, com análise completa apenas 30 segundos após o resultado obtido pelos computadores. Esta solução já está implementada e sendo utilizada no Brasil pelo Instituto de Radiologia – InRad e pelo InovaHC, ambos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Quinta geração
A tecnologia de conexão 5G também foi usada na China para a colaboração entre médicos. Distantes 700 km, especialistas realizaram procedimentos de diagnósticos e cirúrgicos, maximizando os recursos técnicos para salvar vidas.
Drones
No controle do trânsito de pessoas entre as cidades, os drones podem ser usados para alertar a população dos protocolos de saúde, assim como monitorar tráfego e até serem usados para esterilizar áreas. Em aeroportos, scanners podem medir a temperatura corpórea e identificar possíveis sintomas, além de apontar transeuntes que não estão usando máscara – tanto para a produção de estatísticas quando para que autoridades alertem para o protocolo correto.
É essencial manter o isolamento social e permanecer o máximo possível nas residências. “A tecnologia também está sendo importante nestes quesitos, já que muitas atividades laborais e de lazer acontecem dentro das casas”, conclui Tsang.
Serviço
www.huawei.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.