Destaque Entrevistas

SMB: falta de atualização de máquinas afeta a produtividade

Priscyla Laham, vice-presidente de Canais e Vendas para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil, fala sobre estudo que traçou um panorama sobre como a atualização de computadores no segmento ainda é um desafio no Brasil

Pesquisa realizada em conjunto pela Microsoft e a Intel, dá conta que 34% das empresas brasileiras não mantêm política regular de atualização de máquinas e isso tem impacto negativo na produtividade.

Computadores com mais de quatro anos precisam de mais assistência (de duas a três vezes), com perda de 189 horas ativas em relação aos modelos mais novos. No mesmo sentido, a pesquisa aponta que a atualização de computadores resulta em maior mobilidade, o que gera aumento de 72% de produtividade, melhora em 60% o atendimento ao cliente e reduz custos em 52%.
Acompanhe:

Qual a porcentagem de PMEs locais que ainda utilizam versões antigas do Windows (7, 8 e até XP)?
A Microsoft não divulga números locais. Entendemos que as atualizações são importantes e inevitáveis, especialmente para as empresas manterem seus negócios seguros, com eficiência e produtividade.

Todo produto Windows tem um ciclo de vida que se inicia no lançamento e termina quando não tem mais suporte. Por isso, em 2014, a Microsoft anunciou o fim do suporte para a versão do Windows XP e em janeiro de 2020 deixará de oferecer suporte para o Windows 7. Neste cenário, temos auxiliado empresas de todos os portes a atualizarem seus sistemas e migrarem para a mais recente versão de nosso sistema operacional, o Windows 10. A migração é feita de maneira simples e rápida, e as pequenas e médias empresas podem tirar suas dúvidas nohttps://techcommunity.microsoft.com/t5/Small-and-Medium-Businesses/ct-p/SMB

O Windows 10 está em uso por 900 milhões de dispositivos em todo o mundo, fornecendo recursos de segurança avançados que permitem gerenciamento de identidade e acesso, proteção contra ameaças, gerenciamento de segurança e proteção de informações. Além disso, as novas versões do Windows e do pacote Office 365 permitem um ambiente de trabalho moderno, com armazenamento de informações na nuvem e recursos de inteligência artificial que facilitam o compartilhamento de informações, acesso remoto e segurança, garantindo mais produtividade aos negócios.

Qual o principal entrave para atualização? Máquinas antigas ou custo de adoção?
Segundo a pesquisa que realizamos, em parceria com a Intel, o principal receio na atualização dos softwares e sistemas operacionais é que a mudança faça com que algumas aplicações, que muitas vezes são desenvolvidas de forma personalizada para cada empresa, deixem de rodar em novas versões do Windows, por exemplo.

Entretanto, mesmo com essa dúvida, 87% das pequenas e médias empresas pretendem atualizar seus sistemas operacionais para Windows 8 ou Windows 10 nos próximos 12 meses.

Acreditamos que produtividade e segurança são elementos fundamentais para qualquer empresa hoje, não importa o tamanho ou o segmento em que atue. Computadores antigos, com sistemas desatualizados, se tornam inimigos nesse contexto, colocando as companhias na direção contrária à transformação digital tão necessária para a evolução de qualquer negócio.

Qual a expectativa da Microsoft em termos de atualização de S.O. nas PMEs nos próximos anos?
As PMEs precisam se renovar, estar atentas à transformação digital dos seus negócios. Nos próximos anos, conforme avançarmos na Quarta Revolução Industrial, o mercado se dividirá entre as empresas que conseguiram fazer essa virada e as empresas que não conseguiram e isso valerá, principalmente, para as PMEs, que representam cerca de 30% de nosso PIB, segundo o Sebrae.

Hoje, entendemos que para ajudar as empresas desse porte a se transformar e auxiliar o dia a dia dos profissionais de TI, é necessário mudar os negócios para sistema operacional moderno, a fim de trazer uma experiência de computação mais produtiva e segura, impulsionada pela inteligência na nuvem.

Conectar sua infraestrutura à nuvem não apenas reduz a complexidade, mas também oferece o poder da inteligência baseada em nuvem da Microsoft que você pode aplicar a inúmeros aspectos do seu trabalho, como produtividade, segurança e gerenciamento. Essa mudança já está em andamento em milhares de organizações em todo o mundo e mais da metade de todos os dispositivos ativos mensais comerciais já estão no Windows 10.

Recentemente, tivemos um caso interessante com a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. A companhia implementou uma nova solução de gerenciamento de energia do Microsoft System Center em cerca de 12 mil computadores e, com isso, reduziu em 45% o consumo de energia utilizada para abastecer as máquinas. A tecnologia monitora quando o equipamento está ocioso e reduz automaticamente o seu consumo. Em números, há uma redução de 1,6 milhão de kw/h, o que gera uma economia de aproximadamente R$ 720 mil ao ano.
Para efeito de comparação, esta energia é suficiente para abastecer cerca de 850 residências durante um ano.

Para viabilizar a redução do consumo de energia, a BRF atualizou as máquinas para o Windows 10 devido a sua maior compatibilidade com o System Center, ferramenta já usada pela empresa há algum tempo. O sistema operacional também foi importante na implementação do novo dispositivo, já que ele tem facilidades para automatizar as práticas de economia de energia.

E qual a estratégia da empresa para acelerar esse processo?
Com o fim do suporte para o Windows 7 programado para o início de 2020, estamos auxiliando as empresas de todos os portes a migrarem seus sistemas para o Windows 10, oferecendo suporte para dúvidas e implementação por meio do Centro de Implantação de Área de Trabalho Moderna que mostra as etapas, ferramentas e orientações recomendadas para a mudança para o Windows 10 e o Office 365 ProPlus.

Nosso objetivo é oferecer um local de trabalho moderno e seguro, que empodere pessoas e organizações para operar seus negócios em um mundo conectado à nuvem. Entendemos que as alterações e atualizações de tecnologia são inevitáveis e agora é o melhor momento para essa mudança, aproveitando o suporte que oferecemos para a migração de sistema.

No momento, as preocupações com segurança são a principal razão pela qual as organizações estão mudando para um desktop moderno. Colocar a tecnologia certa nas mãos dos usuários pode impedir algumas das ameaças de segurança mais comuns, como credenciais comprometidas. Hoje temos, por exemplo, o Windows 10 fornece recursos de segurança como o Windows Hello, que se tornou realidade nos computadores modernos que possuem o Chip TPM, e permite que as empresas eliminem senhas, além de suporte para chaves de segurança FIDO2, que permitem às organizações proteger melhor seus dados e dispositivos.

Esta mesma tecnologia do Chip TPM possibilitou ao BitLocker se tornar uma das mais seguras soluções de criptografia de disco ou mídias móveis, se não a mais segura.

Quando se trata de segurança, o Office 365 possui recursos internos poderosos para ajudar a proteger dados confidenciais, manter o controle na nuvem e atender às suas necessidades de conformidade. Por exemplo, a criptografia de Mensagens do Office 365 ajuda a proteger dados confidenciais sem sacrificar a produtividade. As ferramentas de prevenção de perda de dados do Office 365 – DLP, ajudam a proteger conteúdos como dados relacionados ao HIPAA, GDPR e à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

A Microsoft inclui distribuidores e revendas nessa estratégia? De que forma?
Temos um ecossistema com mais de 25 mil parceiros no Brasil e eles são elos importantíssimos no desafio que temos de apoiar a transformação digital dos nossos clientes. Todo negócio será um negócio digital, não importa o setor em que atue, e por isso é fundamental que os canais estejam atentos e preparados para apoiar os clientes nos desafios que são inerentes a esse processo de transformação que hoje atinge todas as empresas. Isso, sem dúvida, é algo que pode contribuir muito para o impacto gerado nos clientes, ajudando a acelerar os negócios dos canais.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Matéria tendenciosa a favor do Windows! O Windows 10 faz vc se sentir em 2003 com o XP, afinal quase não tem novidades e a instabilidade continua um ponto fraco. A politica de atualizações é irritante. Por essas coisas que percebemos que a Microsoft perdeu muito com a chegada dos smarts. Apple e Google derrotaram a MS que nem um sistema operacional nestes equipamentos foi capaz de impor. A MS só sobreviverá enquanto ainda utilizarmos os PCS…

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos