A Transformação Digital do Sistema Ailos, iniciado há três anos, já apresenta resultados que beneficiam os quase 1 milhão de cooperados nas 13 cooperativas. O aplicativo e as ferramentas como o Ailos Aproxima e as atualizações no CDC (Crédito Direto ao Cooperado), que oferecem mais agilidade nas transações de aprovação de crédito, adesão ao Pix e outros, permitem agilidade e simplificação durante os processos.
Para dar continuidade aos projetos, o planejamento estratégico do Sistema Ailos prevê objetivos ousados, visionando os próximos 10 anos. A previsão é investir R$ 230 milhões ainda em 2021 e mais R$ 140 milhões nos anos seguintes. O investimento envolve toda a parte tecnológica, como a troca do core bancário e jornada para a Nuvem. “Além da estratégia de troca do core bancário, teremos a excelência em integrações, inteligência de dados, jornada para nuvem, aprimoramento da cultura e inovação como pilares para o programa de Transformação Digital. Isso nos dará velocidade e flexibilidade para o crescimento, desenvolvimento de novos produtos e uso de novas tecnologias”, explica Hélio Cordeiro Mariano, diretor de Tecnologia da Central Ailos.
Hoje, o Sistema Ailos possui cerca de 10% da admissão dos cooperados por meio digital e o objetivo é também aumentar esse índice, chegando a pelo menos 50%. Para isso, melhorias serão feitas nos aplicativos e site, fazendo com que os processos sejam cada vez mais simples e rápidos.
A jornada para a Nuvem também será um grande passo. Atualmente, o sistema possui um data center alugado. A ampliação de capacidade deste ambiente é um processo de grande planejamento e precisa ser realizado com até 6 meses de antecedência. A nuvem proporcionará muito mais agilidade e flexibilidade para aumento e até redução de infraestrutura, conforme a demanda, em atendimento aos cooperados. Além disso há também a questão de segurança e alta disponibilidade como diferenciais. “Teremos uma tecnologia com arquitetura flexível e escalável completamente preparada para atender essa mudança e levar uma melhor experiência na jornada do cooperado. A jornada para a nuvem também vai nos auxiliar e acelerar na transição do core atual para o novo core”, finaliza o diretor.
Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos, reforça também que o alcance de altos objetivos de negócio só é possível quando se possui uma equipe comprometida e motivada. “Queremos proporcionar as melhores experiências aos nossos profissionais, através de ações que visam a evolução de uma cultura organizacional forte, voltada à inovação. Os princípios cooperativistas sempre serão os norteadores das nossas decisões, e as pessoas são o nosso foco. Vamos intensificar as práticas de inclusão, desenvolvimento e engajamento, porque sabemos que todo o trabalho vai se refletir em uma experiência cada vez melhor aos nossos cooperados”, afirma Imthurn.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo