Gestão

Service IT: solução de escalabilidade na Adiq em parceria com a Red Hat

Empresas orquestraram um ambiente colaborativo, baseado no controle e no gerenciamento de todas as APIs

A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria nas áreas de TI e segurança cibernética, implementou uma solução de escalabilidade na Adiq, empresa  de adquirência, em parceria com a Red Hat, empresa mundial no fornecimento de soluções de software open source. O objetivo é aumentar a velocidade da Adiq.

Fundada em 2015, a fintech logo obteve a adoção das bandeiras Visa e Mastercard. Um ano depois, concluiu a certificação da plataforma de e-commerce e iniciou as operações no mercado com o modelo B2B diferente do tradicional de acquirer as a service (AAAS). Em outubro do mesmo ano, a Adiq iniciou operações de antecipação de recebíveis. Já em 2019, a fusão com o Grupo Check permitiu que a plataforma ficasse mais robusta e atraente para o mercado.

O objetivo é aumentar a velocidade da Adiq  

“O crescimento da Adiq foi muito mais rápido do que imaginávamos. Finalizamos 2016 com um volume processado de R$ 113 milhões, e saltamos para R$ 26 bilhões em 2018. Esse crescimento exponencial fez com que precisássemos modernizar nossas aplicações e facilitar os processos para manter o ritmo”, lembra Marcelo Pisani, gerente de infraestrutura da Adiq. Na época, a empresa trabalhava com sistemas legados sob uma plataforma monolítica de difícil manutenção, com processos operacionais muito demorados e infraestrutura cara.

“Nós demorávamos de 15 a 20 dias para escrever um projeto. E toda mudança de infraestrutura que queríamos fazer impactava outras aplicações. Queríamos resolver esses problemas de forma transparente”, comenta Pisani. “Em 2017, juntamos nosso time técnico e fomos buscar no mercado uma solução que atendesse às nossas necessidades com qualidade e velocidade.”

Assim, a Adiq encontrou na Service IT e nas soluções da Red Hat uma maneira de criar um ambiente colaborativo baseado no controle e no gerenciamento de todas as APIs de maneira tranquila e fácil.

“Com a Red Hat, oferecemos uma solução orquestrada, para que o cliente se mantivesse conectado com seus parceiros de negócios. Por isso, o ajudamos no desenvolvimento desse roadmap e na estratégia de modernização das suas aplicações”, comenta Carlos Almeida, diretor comercial da Service IT.

Para Pisani, foi essencial encontrar um parceiro que o apoiasse. “A Service TI nos ajudou na definição do roadmap e na estratégia de aplicações, infraestrutura, DevOps e segurança. Dessa maneira, conseguimos dar vazão a tudo de forma dinâmica”, comenta.

Com a assistência da Service IT e da Red Hat, a empresa implementou várias tecnologias corporativas, incluindo:
Red Hat Openshift Container Platform
Solução que integra containers Kubernetes e outras tecnologias de container para oferecer suporte ao desenvolvimento e à implementação de aplicações em nuvens públicas ou privadas.

Red Hat Fuse
Baseada em containers, a solução é focada na integração ágil de qualquer ambiente, que facilita a conversa entre sistemas e permite a criação, ampliação, implementação e escala de microsserviços de maneira independente.
Red Hat AMQ
Plataforma flexível de mensageria que integra aplicações aos dados distribuídos por toda a empresa, controlando tudo em tempo real e de maneira orquestrada.

“O que faz a diferença é ter todo esse conjunto de forma escalonável e gerenciável. Agora podemos, com três cliques, publicar uma API de forma segura. Isso faz muita diferença na dinâmica que temos hoje, e tudo é protegido de acordo com todos os protocolos vigentes”, comemora o executivo da Adiq.

Para Almeida, são novos tempos, em que não é possível falar de servidor ou de storage separadamente. “Temos de falar do negócio como um todo. A Adiq nos mostra como a área de Infraestrutura escalonou a área de Aplicações, deixando os playbooks e a esteira prontos, para que cada um possa usufruir dessa estrutura da maneira mais rápida e segura possível”, comenta.

A fintech contou com um time de tecnologia engajado. “Foram pessoas da área de segurança, projetos e produtos pensando em conjunto em uma solução que pudesse ser boa para todos, além de facilitar e agilizar os processos. No momento da mudança de ambiente, fizemos um planejamento cuidadoso, com a ajuda da Red Hat, para que tudo funcionasse e para que cada etapa fosse perfeita, incluindo a implementação e a sustentação. Pensar e trabalhar em equipe foi essencial. Todos trabalharam unidos para o bem da empresa”, comenta Pisani.

A plataforma da Adiq agora é toda modulada em White Label, na qual seus clientes e parceiros conseguem consumir cada item da forma que quiserem. “Hoje, somos dinâmicos, e isso é um diferencial no mercado em que atuamos. Não existe outra plataforma customizável White Label no formato que temos”, reforça Pisani. “No novo ecossistema, cada segundo importa. Realizamos seis transações por segundo, e a infraestrutura suporta e sustenta cada atividade de maneira leve, rápida e segura, porque temos um throughout de 70 transações por segundo, e é escalonável. Hoje estamos bem e preparados para o futuro”, conclui Pisani.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos