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Seleção brasileira não consegue melhorar imagem

SAP e Postmetria combinam tecnologias na plataforma SAP HANA para medir sentimento dos torcedores nas redes sociais
Seleção brasileira não consegue melhorar imagem

O Brasil não teve o desempenho esperado no primeiro jogo do mundial. O torcedor, que já não estava confiante, não se animou após o empate com a Suíça. É o que mostra a segunda parte da pesquisa feita pela SAP em conjunto com a startup Postmetria, que combinaram tecnologias na plataforma SAP HANA para analisar 8 mil postagens em redes sociais. A análise é atualizada após cada jogo do Brasil.

A confiança em Tite é menor do que na equipe

As empresas utilizaram a métrica Social Net Promoter Score (NPS) para captar e medir o sentimento dos fãs em relação à Seleção, ao técnico Tite e ao atacante Neymar. Foram analisados comentários e postagens do Facebook entre os dias 15 e 20 de junho de 2018, classificados como satisfeitos, insatisfeitos e neutros. A satisfação geral dos usuários ainda foi enquadrada na escala Social NPS, que vai de -100 a 100, nas categorias Crítica (-100 a 0); Melhoria (1 a 50); Qualidade (51 a 75) e Excelência (76 a 100).

Antes do início da Copa, a imagem da Seleção na escala Social NPS estava na categoria crítica, em -6. O resultado inesperado não causou grandes alterações, com o índice indo a -5. As menções satisfeitas, no entanto, caíram consideravelmente: de 15,47% para 6,20%. A estabilidade do Social NPS se deve às opiniões neutras, que aumentaram de 63,53% para 82,73%. A porcentagem de insatisfeitos é de 11,07%.

A confiança em Tite é menor do que na equipe. Na escala Social NPS, o comandante aparece com -12, também na categoria crítica. Enquanto as menções satisfeitas estão praticamente no mesmo número da Seleção (6,35%), a de insatisfeitos é significativamente maior, chegando a 18,35%. Os neutros ficam em 75,30%. Os internautas citam a falta de experiência de Tite na competição como uma preocupação e alguns já apostam que o Brasil não vai longe.

Neymar é o que está com a melhor reputação entre os três analisados. Apesar de se enquadrar na categoria crítica, o índice do craque está em -4. As menções satisfeitas, em sua maioria relacionadas à crença de que ele tem a capacidade de resolver o jogo em um momento decisivo, são 7,39% do total. As insatisfeitas aparecem como 11,87%, sendo o individualismo do atacante a principal razão citada.

SAP HANA é uma plataforma de computação para gestão empresarial que permite acelerar processos de negócios, oferecer mais inteligência e simplificar o ambiente de TI. Ela usa processamento avançado de funções analíticas para capacitar seus usuários com insights sobre quaisquer dados.

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