Com a adoção de Cloud consolidada e próxima à maturidade, inclusive no Brasil, conceitos como Internet das Coisas (IoT) e Edge Computing estão ganhando destaque nas estratégias das empresas. Ciente das oportunidades, a Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, desenvolveu um plano para incrementar da sua área de ITD, que atende ao mercado de TI. Com 80% das vendas indiretas nesta área, um dos pilares principais para isso é o canal de distribuição.
A estratégia global para potencializar os negócios na área é estreitar relações com o canal com a oferta de treinamentos e conteúdos – inclusive para clientes finais – sobre suas soluções. Recentemente, a companhia lançou o Portal de Canais da APC by Schneider Electric para disponibilizar programas, treinamentos e ferramentas que habilitam o parceiro a desenvolver uma estratégia de marketing, visibilidade digital e apresentação de ofertas de acordo com sua especialização.
O objetivo é gerar demanda para os parceiros, principalmente em soluções casadas. Na segunda fase, a empresa tem planos de desenvolver um aplicativo e criar ações de marketing em conjunto. Sempre com o objetivo de potencializar vendas de soluções. Segundo Liliana Grisales, diretora da APC by Schneider Electric, o momento é evangelizar o canal para aumentar a participação da empresa no setor de SMB, com a oferta de soluções para edge computing, e para indústria, com soluções de IoT. A ideia é turbinar as vendas de produtos conectados, nobreaks e monitoramento.
Outro foco da companhia, até por conta da massificação dos ciberataques, é o mercado SoHo (Small Offices Home Offices). “Focamos na proteção dos roteadores. Esses ataques têm crescido exponencialmente”, destaca.
Segundo a executiva, novas soluções que a Schneider prepara atenderão tanto ao mercado de SMB quando o de grandes empresas. Entre elas, a nova versão do NetBox, solução de hardware e software para monitoramento de data center, que trará sensores wireless e a plataforma EcoStruxure, desenvolvida para que cada vez mais os data centers saibam lidar com grandes volumes de dados.
Além disso, a companhia tem planos de incorporar recursos com camadas inteligentes para segurança e monitoramento. O centro de desenvolvimento da Schneider, na Dinamarca, trabalha em uma solução com Inteligência Artificial, segundo a executiva. “A Schneider mundialmente investe 5% da receita de vendas em pesquisa e desenvolvimento para estar constantemente lançando soluções e produtos que forneçam uma base sólida para o futuro tecnológico de nossos clientes”, destaca Maria Cecilia Miquel, gerente de marketing estratégico de ITD da Schneider.
Parceiros no Brasil
No Brasil, a divisão de ITD possui cerca de 80 parceiros divididos nas 4 categorias do Programa de Canal da APC by Schneider Electric (Elite, Premier, Select e Registered). Além disso, possui 11 distribuidores locais.
Segundo Liliana, há espaço para crescer a base em regiões como Nordeste e outros Estados, como Minas Gerais. No entanto, ela destaca que a busca é por canais Registered. Os parceiros Elite receberão ações de incentivo para aumentar o comprometimento com a fabricante ao passo que realizarem os treinamentos obrigatórios, bem como cumprirem os requisitos para o nível de parceira. Entre eles, a Schneider requisita que eles tenham um engenheiro na equipe.
Tendo a eficiência energética como o core do seu negócio, a Schneider oferece soluções para gerenciamento inteligente e economia de energia em indústrias, edifícios ou hospitais. Também possui produtos voltados a proporcionar essa eficiência ao mercado privado.
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