Informe aqui

Scanner de plantas: tecnologia a serviço das pesquisas no meio ambiente

Setembro se torna o mês da conscientização e preservação de áreas ambientais com dia do Biólogo, da Amazônia e da Árvore

Meio ambiente e ciência: união necessária. A discussão e a preocupação envolvendo causas ambientais motiva a reinvenção de processos através do uso da tecnologia em benefício da pesquisa e da proteção ambiental.

Desenvolvido especialmente para auxiliar na evolução de áreas de estudo imprescindíveis ao planeta, o ObjectScan 1600, conhecido como scanner de botânica, é uma forma revolucionária de acessar, arquivar, catalogar e pesquisar as mais pontuais e profundas características de folhas, plantas e flores.

Ele protege as amostras de plantas frágeis, garante às espécies sua integridade morfológica, eliminando riscos  irreversíveis, possíveis de ocorrer nos processos de digitalização tradicional, onde os originais são movimentados pelo sistema. As imagens são fornecidas em alta resolução – 1.600 dpi e até 6,5 mm de profundidade de campo – e conta com área de digitalização com foco ajustável. Opções de contraste, brilho e nitidez são disponibilizadas para os curadores nos ajustes de imagem.

“O scanner de botânica é uma solução completa para o desenvolvimento das pesquisas através de dados mais completos, que dão conta da complexidade das diferentes espécies de plantas. É a tecnologia contribuindo para resgatar os estudos e análise de espécies já descobertas e fornecendo mais informação para as descobertas em andamento e que estão por vir”, resume Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem, que traz o scanner ao Brasil.

Depois de digitalizadas as imagens botânicas, os sistemas ScanWizard-Botany e MiVapp-Botany, integrados ao ObjectScan 1600, atuam no processamento das informações e edição e correção de textos de notas ou etiquetas, e criam códigos de barras para catalogar os arquivos, suprindo a falta de sistemas de gerenciamento de dados.

Dia da Amazônia, Dia do Biólogo, Dia da Árvore
A apresentação do scanner de botânica no Brasil acontece no mês de setembro, que começa a ser reconhecido como o mês da conscientização do meio ambiente, pois concentra três datas importantes: o Dia do Biólogo (3 de setembro), o Dia da Amazônia (5 de setembro) e o Dia da Árvore (21 de setembro). O período é marcado pelo reforço de ações da comunidade científica e de entidades que atuam na preservação de fatores físicos, biológicos e químicos que cercam os seres vivos.

Serviço
www.scansystem.com.br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Aruba

Agenda & Eventos