Destaque Internacional

SAS e Microsoft são premiados por projeto de prevenção de enchentes na cidade de Cary

A partir do uso de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Analytics, companhias foram reconhecidas por levar inovação para políticas públicas

O SAS, empresa global em analytics, e a Microsoft obtiveram um reconhecimento por terem desenvolvido conjuntamente uma solução inovadora que utiliza recursos de Internet das Coisas e de Analytics, amparadas por tecnologias em Nuvem, para prever e antecipar inundações e enchentes na cidade de Cary, no estado americano da Carolina do Norte. O prêmio Government Innovation Awards de 2020 reconheceu as companhias na categoria Inovação no Setor Público.

A solução foi aplicada durante furacões e outros grandes eventos meteorológicos na cidade. Com pouca visibilidade sobre os níveis dos rios ou da velocidade com que a água subia, a cidade trabalhou com o SAS e a Microsoft para coletar e analisar dados provenientes de sensores, clima e outras fontes para, assim, se antecipar às próximas inundações.

A tecnologia mede os níveis de água e chuva para entregar alertas avançados e previsões de eventos de inundação tanto em Cary quanto nos municípios vizinhos  

“Cary é adepta a inovações na área de cidades inteligentes e foi o local perfeito para testar a nova parceria entre o SAS e a Microsoft”, afirma Oliver Schabenberger, CTO e COO do SAS. “O projeto contra enchentes mostra a nossa expertise conjunta em tecnologias avançadas de analytics e nuvem, sendo, neste caso, particularmente gratificante para ajudar a proteger vidas.”

A parceria das duas companhias iniciou-se em junho, quando ambas anunciaram um acordo estratégico que permite que empresas utilizem soluções do SAS facilmente na nuvem, expandindo suas soluções de negócios e trazendo mais valor para iniciativas de Transformação Digital. A solução de previsão de enchentes da cidade de Cary é um dos primeiros projetos da parceria e demonstra como os clientes podem aproveitar a grande quantidade de dados gerados por IoT a partir da combinação da plataforma Microsoft Azure IoT com as capacidades edge-to-cloud de IA e analytics IoT do SAS.

Transformação da resposta a enchentes de uma região inteira
Durante momentos de chuva intensa, os funcionários da cidade de Cary precisavam lidar com os sistemas de águas pluviais que transbordavam. Somado a isso, chuvas fortes na região causavam inundações prejudiciais, que se estendiam por dias nas comunidades próximas.

Antes de adotar a solução inteligente, a prefeitura de Cary dependia dos cidadãos para alertá-lo sobre enchentes por meio de telefonemas, mensagens e outras formas de comunicação. A equipe, então, processava esses pedidos, enviando funcionários do município para erguer barreiras, fechar estradas e enviar socorristas para emergências. As autoridades da cidade perceberam que esse sistema não estava funcionando da forma correta, – especialmente em áreas propensas a enchentes – e sabiam que precisavam de uma solução mais escalável para que suas respostas pudessem ser não apenas proativas mas também preditivas.

Cary, assim, instalou sensores de nível de água ao longo de Walnut Creek e medidores de chuva em várias instalações da cidade. Utilizando o SAS Analytics para IoT e o Microsoft Azure IoT Hub, a equipe conseguiu visualizar eventos de inundação em tempo real, além de ser capaz de gerar e implantar modelos preditivos e monitorar o ciclo de vida desses modelos ao longo do tempo. A cidade passou a ter uma melhor identificação de anomalias, como a elevação da água, por meio da integração de dados de previsão do tempo e de sensores em tempo real. A tecnologia mede os níveis de água e chuva para entregar alertas avançados e previsões de eventos de inundação tanto em Cary quanto nos municípios vizinhos.

O sistema também automatizou as notificações da equipe que lida com águas pluviais e a geração de ordem de trabalho, alertando os cidadãos de possíveis riscos de enchente e fornecendo dados para entidades regionais e estaduais nas proximidade dos rios e córregos que ali estão. Agora, em vez de depender de chamadas de cidadãos, os dados acionam alertas que notificam automaticamente a equipe responsável.

Essa solução do SAS e da Microsoft também é finalista na categoria Artificial Intelligence + Machine Learning do NC TECH Awards, concedido pela NC TECH Association, a principal voz da comunidade tecnológica da Carolina do Norte.

Serviço
www.sas.com/br

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos