Artigos

São muitas as razões para a nova era dos carros conectados

No máximo em sete anos o uso dos carros conectados será generalizado. A imersão do consumidor na era da conectividade é iminente devido ao lançamento massivo de dispositivos eletrônicos. A população terá novas ferramentas à sua disposição de forma muito acessível. O emprego das tecnologias da informação, principalmente tendências como o IoT, Big Data e o Machine Learning, trará inúmeros benefícios para a vida nas cidades. Como a otimização de tempos através da interpretação de dados na logística de transferências da maior parte dos habitantes.

A seguir, um resumo dos benefícios desta nova etapa tecnológica oferecidos pelos carros conectados:

1- Eles reduzirão os engarrafamentos, porque os carros conectados usarão de forma ordenada todas as opções de rotas disponíveis. Vai escolher a melhor alternativa e, assim, economizar tempo, gasolina ou energia elétrica.

2- Você pode reduzir o número de carros por família, uma vez que o carro não estará necessariamente estacionado enquanto trabalha. Poderá buscar ou deixar membros diferentes da família de acordo com as transferências necessárias.

3- Não vai voltar para o local do estacionamento, seu carro pode aguardar alguns quarteirões e retornar quando ligar ou agendar o horário para te pegar ou procurar estacionamento até encontrar.

4- Vai pagar taxas muito mais acessíveis em seu seguro, uma vez que se espera que o carro conectado através da aprendizagem da máquina detecte quando você está cansado excessivamente ou consumiu álcool.

5- O cálculo dos tempos das transferências será muito mais preciso, uma vez que o aprendizado da máquina permite que seu carro conheça sua rotina enquanto o Big Data irá alimentar com precisão as aplicações rodoviárias.

6- Seu carro não vai te deixar  em apuros,  já que o IoT funciona por meio de sensores colocados em cada uma das peças críticas, alertando-o com a devida antecipação sobre a manutenção preventiva do seu veículo.

*Jesús Macias é  CEO do gA (Grupo ASSA)

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos