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Saiba quais oportunidades a indústria de TIC vê para o canal de distribuição

A revista impressa de Infor Channel de janeiro-fevereiro traz, entre outras reportagens, as expectativas de negócios para seus parceiros de vendas. Confira

Para o canal de distribuição encarar os desafios de mercado neste ano, será preciso incrementar seus negócios e entregar soluções completas que contemplem as diversas tecnologias e inovações que chegam para o setor de TIC. Veja as declarações nesse sentido de executivos de empresas de Tecnologia da Informação e de Telcos.

Palo Alto Networks
“Em um momento no qual a complexidade dos ambientes híbridos cresce a cada dia, os distribuidores ganham espaço para apoiar fabricantes e parceiros com ofertas diferenciadas de serviços complementares”. Marcos Oliveira, country manager.

Aruba
“As demandas têm elevado a busca de soluções completas, fim a fim, que atendam às necessidades da nova geração mobile de pessoas, processos, coisas e negócios. Quanto maior o conhecimento, a capacitação e o espectro de atuação, mais amplas as oportunidades”. Antenor Nogara, country manager.

Huawei
“Temos oferta de soluções junto às principais operadoras e aos Internet Service Providers – ISPs, do Brasil. Por meio dos canais, proporcionando um ambiente colaborativo, produtivo e integrado em torno do portfólio, construímos um ecossistema de parceiros bastante sólido; eles se complementam em diversas tecnologias”. Julio Sgarbi, diretor de Consultoria.

TP-Link
“Ao valorizar o sellout dos distribuidores, ajudar a gestão dos estoque e aumentar o portfólio do canal para atender a empresas, provedores, até o consumidor final e acompanhar novas tecnologias como Wi-Fi 6 e Mesh, nosso canal consegue atingir metas e premiações cada vez maiores”. Marcello Liviero, diretor Comercial.

Claro
“Os canais de distribuição terão a oportunidade de aumentar o portfólio, incrementando seus negócios e entregando uma solução completa. Por meio da Claro, têm à sua disposição soluções de conectividade, voz e conteúdo, de serviços de presença digital, segurança e cloud”. Roberta Godoi, diretora de PME.

Commvault
“Temos um programa de oferta de backup e proteção de dados na nuvem para service providers, com características white label, onde a nossa solução é entregue na plataforma dos provedores, que instalam o software de backup em sua infraestrutura e a revendem como um produto cloud”. Bruno Lobo, Latam general manager.

Qualcomm
“Trabalhamos com distribuidores de IoT, que se beneficiam do crescente interesse em aplicar esse tipo de tecnologia para melhorar processos e serviços. Com a 5G e IA, novas possibilidades surgirão, aumentando ainda mais as oportunidades em sistemas e produtos IoT”. Jaqueline Lee, diretora de Comunicação.

Nutanix
“A maior oportunidade é sobre o consumo, renovação e up-sell de recursos de nuvem, principalmente em torno de implementação, facilitada por produtos prontos para uso e para pagamento. A compatibilidade e a ativação da nuvem híbrida são essenciais para otimizar o uso. Leonel Oliveira, diretor.

Motorola Solutions
“Tecnologias que garantam agilidade, otimização de operações e segurança são oportunidades em diversas indústrias; o canal precisa se adequar à digitalização do campo e incluir o rádio como ferramenta de transformação digital e priorizar a experiência do cliente”. Elton Borgonovo, presidente.

Schneider Electric
“Para ter sucesso nesta nova realidade é preciso investir em capacitação técnica e em empresas que tenham um sólido programa de canais. É fundamental que o canal conheça em profundidade as novas tecnologias e esteja apto a vender valor, e não preço”. Anderson Santos, gerente de Canais de TI.

TS Shara
“Há oportunidade em soluções para sistemas críticos, que necessitam de energia ininterrupta, como nobreaks. As revendas precisarão oferecer equipamentos que garantirão a segurança dos dispositivos e dos serviços que dependem de uma energia estável e constante”. Pedro Al Shara, CEO.

NetSecurity
“São as tecnologias inovadoras que auxiliam na proteção de sistemas impulsionados pela IA e as relativas à LGPD. Serviços Gerenciados de Segurança – MSS, também é pauta obrigatória na agenda dos CIOs e, com a aceleração da Transformação Digital, a necessidade de se proteger é primordial”. Carlos Gajardoni, CEO.

Certisign
“Com a ampliação dos serviços digitais e digitalização de processos, há demanda variada: desde abertura on-line de uma empresa, até universidades que precisam assinar diplomas por meio da tecnologia”. Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais.

IBM – IA
“Surgem oportunidades em serviços de digitalização dos negócios e integração omnichannel. A venda de softwares e serviços deve crescer à medida que as grandes empresas não terão capilaridade para atender a todos os níveis de clientes”. Claudio Pinheiro, Cientista de Dados.

IBM – Cloud
“Orientado pelo crescimento do uso de tecnologias emergentes e buscando a todo momento inovação, o canal terá janelas de oportunidades quanto a produtividade, serviços diretos e indiretos, aumento de receita e maturidade no ambiente atual e em projetos futuros”. Thiago Viola, head of Cloud Platform Enterprise Business.

SAS
“Na área de atuação do SAS, os canais de distribuição tirarão grande vantagem dos sistemas de Combate a Fraudes, em especial as soluções de Financial Crimes Investigation, que serão o carro-chefe tanto no setor público quanto no privado”. Cassio Pantaleoni, presidente.

Epson
“Nas grandes cidades e principais e-commerce. Em automação comercial e projetores profissionais, com a venda de solução de valor agregado e melhores margens. Já o uso de luz laser em vídeo projetores abre novos mercados, como o digital signage”. Fábio Neves, diretor-presidente da Epson.

Kingston
“Em mercados como os de memória gamer, venda on-line e data centers, que irão trocar seu parque de HDs por SSDs e por memórias que performam melhor tanto em velocidade quanto em consumo de energia”. Christian Micuci, gerente nacional de vendas.

HP
“O Partner First impulsiona o crescimento e a lucratividade dos parceiros, que representam globalmente 87% dos negócios e, por isso, investimos mais de US$ 1 bilhão em capacitação. O programa oferece valor ao canal e simplifica a maneira com que cada um interage com a HP”. Claudio Raupp, presidente.

HyperX
“A distribuição responde pelo faturamento de todos os pedidos no varejo e revendas. Por conta disso, o canal tem um potencial enorme, crescente. Continuamos apostando no segmento para que a gente mantenha o sucesso e o crescimento”. Caio Ricci, gerente de desenvolvimento de negócios da HyperX.

SonicWall
“Com a entrada em vigor da LGPD fica claro que muitas organizações precisarão de apoio em direção à conformidade. Se bem preparado, o canal terá protagonismo na jornada de transformação que já está afetando todo o mercado”. Arley Brogiato, country manager.

F5 Brasil
“O parceiro que investe em certificação está pronto para ser um trusted advisor. Depois da aquisição da Nginx, o campo de atuação ficou ainda mais amplo com serviços de segurança e performance também durante o desenvolvimento de aplicações”. Hilmar Becker, country manager.

Vertiv
“Além de estrutura pulverizada de serviços, o Edge Computing traz a necessidade de levar o conhecimento técnico aos clientes. O canal qualificado é fundamental para disseminar a tecnologia e suportar todas as necessidades do cliente nos mais diversos pontos remotos do País”. Rafael Garrido, country manager.

Red Hat
“As oportunidades serão maiores para a venda consultiva e quem oferecer capacidades sistêmicas e econômicas para a execução eficaz da Transformação Digital. O canal tem que entender as necessidades, as aspirações e fornecer soluções individualizadas”. Thiago Araki, Manager Specialist Solution Architects.

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