Tendências

Robô é o novo recepcionista de hotel no interior de São Paulo

Seguindo uma tendência mundial em inovação, o Hotel Vila Rossa investiu em robô com inteligência artificial criado no Brasil para receber e encantar os hóspedes

Em algumas das maiores cidades do mundo como Chicago, Tokio e São Paulo, as redes hoteleiras estão apostando alto no uso de robôs com inteligência artificial para atuação como assistentes de recepção ou concierges.

E a 136 km de São Paulo, na cidade de São Roque, o tradicional Hotel Vila Rossa, continua sua busca por inovação e foi ao futuro contratar um “funcionário” muito especial: o Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things), desenvolvido com o Know how do Grupo DB1, um hub de empresas de tecnologia que acumula quase 20 anos de história.

Em algumas das maiores cidades do mundo como Chicago, Tokio e São Paulo, as redes hoteleiras estão apostando alto no uso de robôs com inteligência artificial para atuação como assistentes de recepção ou concierges 

De fácil programação, a missão do Tinbot é ser um agente de transformação digital nas empresas e oferecer uma experiência diferenciada para as pessoas, construindo uma imagem inovadora por meio de uma interface simpática, amigável e divertida.

O Tinbot foi criado a partir da paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software de Marco Diniz Garcia Gomes, um dos colaboradores do Grupo DB1, multinacional de tecnologia sediada em Maringá, PR. O projeto foi iniciado em junho de 2016 e a área de Inovação da empresa acelerou a ideia por meio de uma parceria entre empresa e o colaborador.

De porte pequeno e com design cativante, o Tinbot conta com fala natural em português, reconhecimento facial de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada. Permite ainda que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades.

No Hotel Vila Rossa, o robô ficará alocado na recepção e será responsável por interagir e encantar hóspedes de todas as idades com informações sobre a programação, clima, atividades do spa, qualidade da piscina, curiosidades sobre a cidade, o clima na região, pratos elaborados pelo Chef do hotel para o dia, entre outras. Para os hóspedes habitués, o robô usará o reconhecimento facial – chamando-os pelo nome e cumprimentando-os a cada hospedagem.

O Tinbot do Villa Rossa ainda não tem um apelido, mas os hóspedes poderão escolher dentre algumas sugestões como Tixo, VR, Atlântica (remetendo a área de Mata Atlântica em que a cidade de São Roque está inserida) e algumas outras opções que estão sendo analisadas.

Empresas de todos os tamanhos e segmentos podem utilizar o Tinbot como um canal para inovar em suas soluções e serviços e oferecer experiências diferenciadas aos clientes. A versão industrial e escalável do robô já está disponível para aquisição por empresas.

Serviço www.tinbot.com.br

O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia sediadas em Maringá – PR, Presidente Prudente – SP e, em breve, Campo Grande – MS. Tem mais de 19 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. As empresas do grupo figuram há nove anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work).

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos