Tecnologia

Robô com inteligência artificial é o novo colaborador da Becomex

Seguindo uma tendência mundial, a Becomex contará com o auxílio do Tinbot, que tem a missão de ajudar no acompanhamento de indicadores, cronogramas e metas comerciais da empresa

De acordo com dados do estudo do Gartner intitulado “10 tendências tecnológicas estratégicas para 2019”, os objetos autônomos, como robôs, drones e veículos autônomos, utilizam Inteligência Artificial para automatizar funções antes exercidas unicamente por humanos. A automação explora a Inteligência Artificial para entregar comportamentos avançados capazes de interagir mais naturalmente com seu entorno e com pessoas. A pesquisa constatou ainda o avanço do número de postos de trabalho supervisionados por robôs. Estes chefes virtuais têm poder de decisão na carreira de pessoas reais e alteram substancialmente a dinâmica existente em termos de gestão de equipes.

E é para auxiliar a gestão de projetos que a Becomex, consultoria estratégica e de tecnologia avançada especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira, contratou o Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things). A aquisição foi realizada por meio da Tinbot Robótica, uma empresa do Grupo DB1.

De porte pequeno e com design cativante, o Tinbot conta com fala natural em português, reconhecimento facial e de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada  

A missão do novo “funcionário” da Becomex será o auxílio à gestão de projetos. O Tinbot terá a missão de ajudar no acompanhamento de indicadores, cronogramas e metas comerciais, contribuindo com o suporte às fábricas de software da Becomex, situadas em Campinas e Joinville, além de atuar em job rotation junto às metas do time comercial em São Paulo.

“A aquisição do Tinbot faz parte da nossa estratégia de inovação tecnológica a partir da Becomex Lab e que se estende pelas demais áreas de negócios da empresa. O objetivo é utilizar novas tecnologias para agilizar, automatizar e aperfeiçoar processos e unir o que há de melhor deste momento revolucionário à nossa expertise de consultoria estratégica para oferecer sempre o melhor resultado para nossos clientes. O Tinbot será uma peça-chave neste cenário”, explica Rogério Borili, vice-presidente de tecnologia da Becomex.

De fácil programação, a missão do Tinbot é ser um agente de transformação digital nas empresas e oferecer uma experiência diferenciada para as pessoas, construindo uma imagem inovadora por meio de uma interface simpática, amigável e divertida.

O Tinbot foi criado a partir da paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software de Marco Diniz Garcia Gomes, um dos colaboradores do Grupo DB1, multinacional de tecnologia sediada em Maringá, PR. O projeto foi iniciado em junho de 2016 e a área de Inovação da empresa acelerou a ideia por meio de uma parceria entre empresa e o colaborador.

De porte pequeno e com design cativante, o Tinbot conta com fala natural em português, reconhecimento facial e de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada. Permite ainda que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades.

Empresas de todos os tamanhos e segmentos podem utilizar o Tinbot como um canal para inovar em suas soluções e serviços e oferecer experiências diferenciadas aos clientes. A versão industrial e escalável do robô já está disponível para aquisição por empresas. Mais informações podem ser encontradas pelo site https://www.tinbot.com.br

1 Comentário

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos