A pandemia originada pela irrupção do vírus Covid-19 gerou diversas consequências e exigiu medidas imediatas por parte das empresas, como a adoção do regime home office. Pensando na segurança de seus colaboradores, o Reclame Aqui, site de reclamações do Brasil, acaba de realizar a migração de todo o sistema financeiro para a nuvem, conseguindo assim que 100% de sua equipe trabalhe remotamente. Em tempo recorde, a companhia conseguiu o feito de totalizar a migração em apenas 24 horas, por meio da solução em nuvem SAP Business One (SAP B1) da Okser em parceria com a Sky.One.
De acordo com o CFO do Reclame Aqui, Luiz Chaves, apesar da empresa ter berço tecnológico, departamentos como o de finanças, por exemplo, contavam com estrutura física para viabilizar a aprovação de pagamentos. “Nós contávamos com uma estrutura SAP, mas ainda não havíamos evoluído para o cloud. Em 24 horas, realizamos a introdução do ambiente SAP B1 para nuvem junto com a Okser e a Sky.One, e assim, toda a equipe passou a atuar 100% home office”, afirma. Anteriormente, com o software de gestão empresarial ERP SAP B1, do Reclame Aqui, o acesso remoto não era permitido devido a questões como segurança e sensibilidade de dados. O processo envolveu mover a base de dados do software para os servidores na nuvem, que são gerenciados pela Sky.One.
Segundo o CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, migrar para a nuvem está longe de ser um processo longo ou complicado, como muitas companhias pensam. “Hoje em dia, em poucas horas, é possível obter um ambiente dedicado ou compartilhado completo e disponível para carregar e utilizar o SAP Business One, em qualquer lugar e qualquer hora, por meio da nossa plataforma Auto.Sky. Em momentos de pandemia, migrar para o cloud nunca foi tão importante para manter a equipe segura e a economia girando”, esclarece.
Tempo Recorde de migração para o cloud
Chaves afirma que foi surpreendido pela velocidade em que a migração ocorreu. “Por conta da pandemia, definimos que 95% dos colaboradores deveriam trabalhar home office. Mas tínhamos o desejo de que o restante da equipe, da área financeira, também adotasse o quanto antes o trabalho remoto. Ficamos surpresos com a rapidez de todo o processo. Era uma necessidade não só pela empresa, especialmente pela iminência do risco de contaminação, mas também de contribuir para a sociedade”, afirma.
Já o CEO da Okser, Marco Vonzodas, ressalta que as empresas de tecnologia precisam neste momento encontrar alternativas criativas de manter a economia girando. “São em momentos como este que muitos negócios se reinventam. É importante que as empresas sejam criativas e encontrem maneiras diferentes de prover o seu serviço ou manter o fluxo do produto chegando na mão dos clientes. O Reclame Aqui fez exatamente isto. Migrando para a nuvem, a companhia manteve sua economia girando e ainda garantiu a segurança de seus colaboradores, que agora trabalham 100% de suas casas”, esclarece.
Vonzodas diz que o mais interessante em todo o processo foi acompanhar a rapidez e a efetividade da migração em um único dia. “Migrar para a nuvem é algo que nós já fazemos. O diferencial foi constatar que é possível fazer um movimento desses num curto espaço de tempo. Neste momento, é importante fomentar a criação de projetos de curto prazo que visem a preservação do caixa”, aponta. Logo depois da migração, a Sky.One e Okser ministraram um treinamento para alinhar todas as expectativas relacionadas ao trabalho inseridas no contexto da nuvem.
Benefícios da nuvem
A Sky.One possui em seu portfólio uma estrutura especial para rodar o software SAP B1 na nuvem. Desta forma, o serviço adotado pelo Reclame Aqui foi o Auto.Sky B1 juntamente com o Guru.Sky, por conta do acréscimo de base de dados de produção. Os principais benefícios da solução incluem disponibilidade – na qual toda a infraestrutura de hardware pode ser configurada em minutos –, e acesso online, que garante que as informações sejam inseridas de maneira rápida, segura e criptografada.
O Auto.Sky Business One, implementado no Reclame Aqui, é uma tecnologia desenvolvida especialmente para SAP e parceiros de implantação que buscam por uma infraestrutura completa em nuvem. “A plataforma é de extrema importância para as empresas no momento, já que permite conexão via web. Desta forma, os colaboradores podem ter acesso à plataforma na segurança de suas casas”, afirma Brandão.
Além disso, a plataforma conta com acesso mobile via aplicativo SAP Business One, backups automáticos referentes à aplicação e aos bancos de dados – realizados todos os dias, armazenamento em um serviço na nuvem, gerenciamento de banco de dados – Hana e SQL e suporte Add Ons, onde qualquer add-on que esteja certificado pela SAP, fica compatível com os ambientes dedicados. A ferramenta garante ainda alta performance, custo total de hospedagem baixo, licenciamento interno para Microsoft SQL e Windows, além de permitir efetuar pagamentos por usuários com acesso ao sistema, tendo a opção de aumentar a estrutura da empresa conforme a demanda.
Serviço
www.okser.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo