Informe aqui

Ramboll apresenta metodologia SROI para avaliação de projetos sociais no evento 2º Mineração & XComunidades

A empresa aproveitará a oportunidade para mostrar como este método de avaliação quantitativa contribui para medir mudanças sociais ao mesmo tempo racionalizando os investimentos realizados aos gestores e investidores do setor
A Ramboll, consultoria multinacional especializada em engenharia e projetos multidisciplinares, apresentará como a metodologia SROI (Social Return on Investment) pode ser aplicada para gestão social no setor de mineração, no evento 2º Mineração & XComunidades, que ocorre na cidade de Belém, no Pará, nos dias 24 e 25 de outubro. Seu uso torna possível avaliar de forma qualitativa e quantitativa as mudanças e transformações sociais (outcomes), geradas pelos projetos sociais corporativos, que visam mitigar os impactos causados pelas atividades das empresas, assumindo princípios e metodologias de engajamento e participação das comunidades afetadas.
Os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer melhor seus critérios e benefícios na palestra “A mensuração do Investimento Social – SROI – Social Return on Investment”, que será ministrada por Hugo Diogo, gerente de Performance Social da Ramboll para a América Latina, no dia 25/10, às 16h. Em sua apresentação, o executivo abordará como funciona a metodologia, amplamente difundida na Europa, e casos práticos, como o da francesa Voltalia, que utiliza a SROI para avaliar suas ações nas comunidades rurais de Vila Pará e Vila Amazonas, no Estado do Rio Grande do Norte.
A metodologia SROI envolve controle das previsões, melhoria do desempenho, ajustes orçamentários e diferenciação efetiva para auxiliar no processo decisório de candidaturas a financiamento. Isto porque ajuda empresas e investidores a entender o potencial de impacto social para alocar melhor seus recursos financeiros, permitindo a compreensão sobre os efeitos reais das atividades no campo social.
O método SROI pode ser aplicada em projetos sociais de diferentes setores, como óleo e gás, químico, energia e mineração, entre outros, e surgiu da necessidade crescente de qualificar a análise efetiva dos resultados das ações sociais, considerando não só as dimensões financeiras, mas a avaliação e a experiência dos stakeholders. Sua aplicação inclui as seguintes etapas: mapeamento da intervenção; identificar de recursos e atividades; análise qualitativa de mudanças e valor; apurar detalhada do impacto; cálculo estimado das ações de remediação e melhoria da qualidade de vida das comunidades; comunicação e integração dos públicos de interesse.
“O detalhamento e assertividade das entrevistas e análises comprovam que o SROI é uma ferramenta valiosa de apoio à decisão das empresas e investidores na hora de iniciar ou aperfeiçoar ações sociais para transformar a vida das comunidades”, explica Diogo. Isto porque é um processo que permite compreender, medir e reportar o valor social, ambiental e econômico gerado pela intervenção junto aos beneficiados.
Diogo resume o SROI como uma análise custo-benefício do valor social gerado, comparando aos benefícios com os investimentos realizados. “Por exemplo, um SROI de 1:3 indica que cada R$ 1,00 investido produz R$ 3,00 de valor social. Este tipo de cálculo torna a validação de um projeto para a empresa, as comunidades e outros públicos de interesse muito mais palpável, porque torna a comunicação dos impactos e dos esforços das empresas mais precisa e verdadeira”, completa.
2º Mineração & XComunidades
Datas 24 e 25 de outubro de 2017
Horário Das 9h às 18h
Local Hotel Gran Mercure – Av. Nazaré, 375 – Belém – PA
A mensuração do Investimento Social – SROI – Social Return Investment
Dia 25/10 às 16h

Sobre a RAMBOLL
A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios instalados em mais de 35 países em todos continentes e mais de 13.000 colaboradores, entre engenheiros, designers e consultores, comprometidos com a criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas mundiais de consultoria em serviços ambientais, segundo pesquisa global do instituto independente de pesquisa Verdantix.
No Brasil possui escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Valinhos, Belo Horizonte e Salvador, com mais de 60 especialistas dedicados aos diversos segmentos da empresa. A Ramboll atua nos mercados de Petróleo & Gás, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Água, Energia, Transporte e Planejamento Urbano. Em 2017, foi eleita a melhor consultoria brasileira em meio ambiente e Expert de Avaliação de Passivo Ambiental .

Caso queria conhecer mais sobre a Rambol, entre no site: www.ramboll.com

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
GPCOM Comunicação Corporativa
Clezia Martins Gomes – clezia@gpcom.com.br
Giovanna Picillo

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos