Tecnologia

Qualcomm abastece o crescimento da Internet das Coisas

Segundo empresa, mais de um bilhão e meio de dispositivos de IoT foram embarcados com tecnologia da Qualcomm

Em workshop para analistas da indústria nessa semana, a Qualcomm Technologies, Inc., anunciou que a companhia está entregando mais de um milhão de chips por dia para Internet das Coisas. Os chips, segundo a empresa, foram utilizados em áreas como a de dispositivos vestíveis, voz, música, câmeras conectadas, robótica e drones, entretenimento e automação residencial, comercial e industrial.

A tração da Qualcomm Technologies em IoT se estende por uma variedade de ecossistemas

Projeções de analistas apontam que aplicações de IoT podem ter um impacto econômico total de até 11 trilhões de dólares por ano até 2025. Por conta disso, a empresa afirmou que segue investindo em inovação para novas áreas de interesse, como deep learning, interfaces de voz e a IoT em LTE que sustentará uma nova geração de dispositivos.

“Estamos focados em expandir significantemente as capacidades de rede em objetos do dia-a-dia, oferecendo suporte à conectividade, computação e as tecnologias de segurança necessárias para construir uma IoT forte, onde dispositivos sejam inteligentes, convenientes, trabalhem bem juntos e incorporem funções de segurança avançadas”, disse Raj Talluri, vice-presidente sênior de produtos para IoT da Qualcomm Technologies, Inc.

A tração da Qualcomm Technologies em IoT se estende por uma variedade de ecossistemas. As plataformas vestíveis da companhia, por exemplo, já foram adotadas por mais de 150 dispositivos wearables, e mais de 80% dos smartwatches anunciados ou lançados com Android Wear™ são baseados no Snapdragon Wear 2100.

Em smart homes, mais de 125 milhões de TVs, dispositivos de entretenimento e outros produtos conectados desenvolvidos por marcas líderes em seus setores foram entregues com chips de conectividade da Qualcomm Technologies. Para aplicações industriais e comerciais, mais de 30 aplicações usam o modem MSM9206 da companhia, com suporte para categorias LTE M1 e NB1, E-GPRS e bandas globais RF. O MDM9206 foi desenvolvido especialmente para aplicações IoT e já está disponível no mercado.

Para endereçar essa grande variedade de ecossistemas, fatores de forma e necessidades da IoT, a Qualcomm Technologies oferece um dos maiores portfólios de chips e plataformas, incluindo system-on-chips móveis, multimídia, celulares, de Wi-Fi e de Bluetooth. Essas soluções incluem softwares com plataformas específicas para aplicações e APIs, assim como suporte para múltiplos protocolos de comunicação, sistemas operacionais e serviços de nuvem.

Para ajudar fabricantes a desenvolver dispositivos de IoT de forma rápida e com bom custo-benefício, a Qualcomm Technologies disponibiliza por meio de uma rede de ODMs mais de 25 designs de plataformas de referência para produtos incluindo assistentes de voz, câmeras conectadas, drones, visores de realidade virtual, iluminação, eletrodomésticos e smart hubs.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos