Destaque Gestão

Qual o papel do DPO na adequação à LGPD?

A lei permite que o trabalho possa ser realizado por empresas especializadas, mas alguns cuidados precisam ser tomados

ideias saindo de cabeçasA entrada em vigor da LGPD, em 17 de setembro, instituiu uma nova figura no ambiente de tratamento e proteção de dados pessoais, a do Data Protection Officer – DPO, profissional responsável por, entre outras atribuições, proteger as informações dos titulares, assim como as da empresa, além de atuar como uma ponte entre a organização, o titular dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD. Mas qual é a principal atuação deste novo personagem e quais são as habilidades necessárias para que este profissional possa desenvolver seu trabalho?

Uma vez que a lei permite a pessoa jurídica como DPO, as empresas podem pular a etapa da educação e treinamento de um funcionário específico e contratar serviços especializados. “A contratação de uma empresa para este trabalho ajuda o cliente a manter o foco em seu negócio e reduz o tempo de aprendizado da nova lei”, afirma Paulo Poi, diretor de GRC – Governance, Risk and Compliance, América Latina da Cipher, empresa do grupo Prosegur especializada em cibersegurança.

A contratação de uma empresa para este trabalho ajuda o cliente a manter o foco em seu negócio e reduz o tempo de aprendizado da nova lei

Poi explica que a contratação de uma empresa especializada para esta função exige a tomada de alguns cuidados. Entre os cuidados que os gestores devem ter em relação aos aspectos essenciais que o prestador de serviços precisa ‘performar’ durante a execução de seu trabalho, o especialista da Cipher cita o conhecimentos de TI e interpretação de normas e leis, mas não precisa ser formado em Direito; conhecimento técnico para operação de softwares e boa compreensão de estratégias de segurança e particularidades do tratamento de dados, como armazenamento e tratamento. Além disso, é necessário ter autonomia para desenvolver suas funções e promover melhorias e, ainda, boa comunicação para lidar com gestores, clientes, autoridades e sócios.

Serviço
www.cipher.com.br

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos