Tecnologia

QMC realiza testes com 5G em um ambiente real

Empresa de infraestrutura de redes garantiu a conectividade celular, atingindo velocidade de até 1Gbps durante a Futurecom 2019

Imagine uma rede de internet capaz de suportar um milhão de aparelhos conectados, simultaneamente, por quilômetro quadrado – a capacidade das redes atuais é dez vezes menor –, e com capacidade para transmitir dados 50 vezes mais veloz do que a atual. Imaginou? Estamos falando da tecnologia 5G, que deve chegar ao Brasil em um futuro bem próximo.

Para que as operadoras de telefonia pudessem testar algumas das funcionalidades e avanços permitidos pela 5G em um ambiente real, a QMC Telecom International, empresa de infraestrutura de redes indoor preparou toda a conectividade celular do Futurecom 2019. Ela permitiu que a rede 5G, disponibilizada pelas operadoras, chegasse aos celulares compatíveis, ainda não disponíveis no Brasil.

A tecnologia disruptiva oferecida pela QMC, primeira neutral host a possibilitar testes na rede 5G no

Brasil, possibilitou que a rede fosse implementada na faixa de 3,5 GHz atingindo uma velocidade média de 600 Mbps, com picos de 1Gbps em várias medições.

Com a 5G será possível usufruir de aplicações até então inéditas, como banda larga móvel aprimorada (eMBB), comunicações ultra confiáveis e de baixa latência (URLLC) e comunicações maciças de máquinas (mMTC)

Assim, foi possível realizar trials de aplicações que, em um futuro muito próximo, utilizarão a 5G para transformar o mundo da indústria, saúde, negócios e consumo. Alguns dos exemplos demonstrados na feira e que podem virar realidade em um futuro próximo são: ultrassonografia a distância, aplicações com realidade virtual e aumentada, como por exemplo no universo de games, casas e cidades inteligentes, streaming em tempo real, carros autônomos e conectados, além de robôs de todos os tipos.

“Em termos práticos, a implementação do 5G, um sistema avançado de comunicação em banda larga móvel, que promove uma sociedade ultra conectada, significa grandes oportunidades para o País, indústria e consumidores finais. Ela é fundamental para que os países sejam mais eficientes em suas operações, se constituindo em ativos estratégicos para o plano nacional de desenvolvimento – sendo especialmente importante para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação e saúde através do aumento da inclusão digital em áreas remotas do Brasil”, afirma André Machado, presidente da QMC Brasil.

Com a nova tecnologia, será possível usufruir de aplicações até então inéditas, como banda larga móvel aprimorada (eMBB), comunicações ultra confiáveis e de baixa latência (URLLC) e comunicações maciças de máquinas (mMTC). Tudo Isso só é possível pela evolução dos aspectos técnicos presentes na tecnologia 5G, incluindo a capacidade (10x – 100x mais dispositivos), confiabilidade, baixíssima latência (1ms – 10 ms), largura de banda e velocidade (100 Mb/s em qualquer lugar e picos de 1 GB/s) e eficiência.

A QMC Telecom é proprietária e gestora da rede indoor que provê conectividade celular aos visitantes e expositores, garantindo uma melhor experiência aos participantes do evento. Esta foi a segunda vez consecutiva que a QMC participou da Futurecom, que neste ano recebeu mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias.

De acordo com a empresa, mesmo com esse número e tráfego médio por usuário maior que o ano passado, o sistema DAS da QMC superou as expectativas: manteve a qualidade, com os mesmos níveis de desempenho e sem nenhum problema de conectividade de celular. Todas as operadoras que atuam em São Paulo estavam conectadas à rede indoor da QMC nas tecnologias atualmente em operação (2G, 3G, 4G e 4,5G), e atingiram picos de +400 Mbps de download e +50 Mbps de upload durante o evento.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos