Mercado

Qintess terá nova sede no Brasil

Projeto para novo o escritório contará com insights de um hackathon realizado de forma totalmente on-line

Reunir mais de 30 anos de experiência com o espírito inovador de uma startup. É com esse conceito que a Qintess, uma das fornecedoras de soluções de tecnologia do Brasil, anuncia a escolha do projeto que influenciará a construção da sua nova sede no Brasil. Mas não se trata de uma ideia comum: a definição do novo espaço contou com o Qintess Digital Habitat, um hackathon totalmente online, que reuniu dezenas de profissionais e ideias de todo o País. As vencedoras foram Julia Sabbag e Aline Gabardo, duas jovens Arquitetas de Curitiba (PR), que apresentaram um projeto moderno, tecnológico e fora da caixa.

“A Qintess precisava de um espaço capaz de refletir toda a energia que a transformou. Somos um time multicultural, multidisciplinar, sem gênero e sem idade. A inovação corre nas nossas veias e garantir um ambiente compatível com nossa cultura é essencial”, afirma Lauro Chacon, Vice-presidente de Marketing e Capital Humano da Qintess. Para isso, os participantes do hackathon tiveram uma questão obrigatória: considerar as melhores práticas da ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, na sigla, em inglês), que são o grande pilar da transformação da Qintess.

Se trata de uma ideia comum: a definição do novo espaço contou com o Qintess Digital Habitat, um hackathon totalmente online, que reuniu dezenas de profissionais e ideias de todo o País  

Ao todo, 13 grupos com até 5 participantes cada, participaram do hackathon. Em dez dias, os projetos foram avaliados até a definição do vencedor. Com mais de 3,5 mil metros quadrados, a nova sede da Qintess será localizada na região central de São Paulo e abrigará equipes de diferentes unidades de negócio da organização.

“Acreditamos que os processos de gestão são fundamentais para a melhor tomada de decisão em uma empresa. Nosso compromisso é agir com total transparência e com o máximo de agilidade, e isso precisava fazer parte de nosso escritório”, explica Nana Baffour, Chairman, CEO & Chief Culture Officer da Qintess. “Além disso, queremos ter um local sustentável e adequado às demandas de nossos colaboradores, clientes, parceiros e com as comunidades nas quais atuamos. Nosso novo espaço deve estar 100% conectado a estes princípios”.

Para Julia Sabbag e Aline Gabardo, autoras da proposta vencedora, a iniciativa inovadora da Qintess foi o principal atrativo para a participação do escritório. “Para nós foi desafiador e enriquecedor trabalhar em um projeto para uma empresa de Tecnologia que busca inovar em cada detalhe. Essa relação nos trouxe insights totalmente diferentes”, afirma Julia. “Quando conhecemos a Qintess e tivemos contato com a cultura organizacional da empresa, percebemos que teríamos liberdade para ousar no projeto, devido ao espírito inovador deles. Além disso, essa foi a primeira vez que desenvolvemos um projeto de maneira totalmente digital, online, o que por si só já é muito disruptivo”, diz Aline.

A seleção do projeto contou com etapas de kickoff, briefing, sessão para esclarecimento de dúvidas e envio de informações e materiais necessários para o desenho do projeto. Os grupos tiveram 10 dias para trabalhar nas propostas, que foram apresentadas com uso de tecnologia 3D e de videoconferências. Um comitê composto pelo board executivo e membros das áreas de Operações, Digital Solutions, Marketing, Infraestrutura, Capital Humano e Facilities da Qintess realizou a escolha do melhor projeto, considerando critérios como criatividade, inovação, atendimento aos pré-requisitos estabelecidos como brasilidade, flexibilidade, mobilidade das áreas, integração e acessibilidade.

O projeto vencedor conta com espaços colaborativos, interativos e convidativos. Outro ponto em destaque é a proposta de desenvolvimento de uma comunicação visual ainda mais criativa, com foco em modernidade, acessibilidade, interação e conexão entre os andares. A nova sede deverá abrigar também um estúdio para gravações, um garage band, um auditório/espaço de treinamento com arquibancadas configuráveis, área para eventos, lounge café, além de open space para reuniões e coworking.

Como próximos passos, a Qintess promoverá uma sessão de design thinking e desafiará as ganhadoras do Hackathon e o escritório responsável pela condução da obra a somarem suas ideias para o projeto final, que deverá ganhar vida até o mês de agosto.

Serviço
www.qintess.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos