Informe aqui

PUC-SP oferece três cursos novos

Todas as mensalidades estão com desconto de vinte por cento para quem se matricular até 28/01

Foram prorrogadas até 28/01 as inscrições para os cursos de especialização e MBA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com desconto de 20% em todas as mensalidades. São oferecidas diversas opções em áreas como Direito, Economia, Educação, Comunicação, Artes, Ciências Humanas, Saúde e Línguas.

Neste ano, a Universidade oferece três especializações novas: Transformação Digital, Mobilidade Urbana: Projeto e Gestão Sustentável e Museologia, Cultura e Educação.

Destinado a profissionais de comunicação, tecnologia, engenharia, design, negócios e demais interessados no assunto, o curso Transformação Digital traz uma visão ampla e consistente sobre as possibilidades de quem atua nessas áreas assumir um papel tático e principalmente estratégico no desenvolvimento do negócio de suas organizações, aproveitando-se de ferramentas, metodologias e da cultura digital.

“A Transformação Digital não é um modismo. Tampouco se resume a realizar investimentos desconexos em hardware e software. Ela acontece quando uma organização cria e implementa uma estratégia de uso desses recursos para fazer melhor o que já faz ou iniciar um caminho novo. Não se trata, portanto, de um curso focado em apenas um aspecto da transformação digital, pois ela só acontece efetivamente se há o desenvolvimento de todas essas frentes na empresa, envolvendo todas as áreas.”, afirma o professor David de Oliveira Lemes, coordenador do curso.
Segundo ele, nas aulas, serão usadas diversas metodologias de ensino, como “sala de aula invertida”, debates, aprendizagem baseada em projetos e problemas, simulações e estudos de caso sobre temas que incluem disrupção e inovação digital, metodologias ágeis, tendências de mercado e temas emergentes em transformação digital, big data e análise de dados, criptomoedas e blockchain, Internet das coisas, marketing digital, proteção de dados e privacidade e Inteligência artificial aplicada.

A tecnologia também está presente na especialização em Mobilidade Urbana: Projeto e Gestão Sustentável, que oferece conhecimentos técnicos, gerenciais, administrativos e legais para compreensão dos problemas da mobilidade urbana e identificação de oportunidades com propostas que possam contribuir para o desenvolvimento urbano com sustentabilidade e inclusão social nas cidades. “O diferencial do curso está no aprofundamento da acessibilidade e da relação entre mobilidade e inteligência com tecnologias e conhecimento de boas práticas no mundo para a criação de soluções que possam trazer inovação e competitividade para a gestão pública, direcionar ações empresariais, gerar ideias para ONGs e incentivar a pesquisa, ampliando a visão crítica, de futuro e empreendedora dos alunos”, ressalta o professor Daniel Couto Gatti, coordenador do curso.

Outra novidade para este ano é a especialização em Museologia, Cultura e Educação, que propõe reflexões teóricas e práticas sobre o museu contemporâneo e a sociedade. Segundo a assistente de coordenação, professora Luciana Pasqualucci, teorias relacionadas à museologia social, interdisciplinaridade, cultura, arte e gestão museológica serão aprofundadas nas aulas. “O curso terá um formato híbrido, com aulas síncronas remotas às terças e quintas-feiras à noite e presenciais aos sábados; possibilita, como trabalho final, o desenvolvimento de um projeto de intervenção na área de museus; dialoga com os grandes museus e também com os pequenos museus e museus sociais; e o corpo docente é constituído por professores, museólogos e profissionais da área”.

Cursos reformulados
Para 2021, outros dois cursos passaram por reformulações. Assunto que se tornou cada vez mais importante desde que a pandemia começou, o uso das novas tecnologias na educação é o foco da especialização em Tecnologias e Inovações Educacionais. No curso, foram ampliados os conteúdos e temáticas da tecnologia e tendências na educação, por meio de novas disciplinas como, por exemplo, Cultura Maker na Aprendizagem, Atividades On-line: Planejamento, Mediação e Avaliação, Robótica Educacional, dentre outras que procuram instrumentalizar os alunos em relação à educação on-line, utilização de recursos digitais, tendências tecnológicas e mundo digital. “A reformulação inclui o trabalho remoto nas disciplinas por meio de aulas síncronas, além das aulas presenciais, e o tempo de duração do curso alterado para 12 meses.

O curso também foi organizado com base em práticas pedagógicas inovadoras como aprendizagem baseada em problemas, projetos e equipes e a sala de aula invertida, que possibilitam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento”, explica a professora Maria Otilia Mathias, que coordena a especialização.

Na avaliação da docente, a pandemia reforçou a necessidade de mudanças significativas nos sistemas educacionais. “São necessárias mudanças no currículo, nos processos de ensino e aprendizagem e nas funções educativas. É preciso que os diferentes atores educacionais enfrentem, compreendam e vivenciem as mudanças de paradigmas e os desafios educacionais na era digital, entendendo que inovações na área são inevitáveis”, avalia.

Também recém-reformulada, a especialização em Engenharia de Software ganhou uma nova metodologia de ensino e uma atualização de seu conteúdo, segundo o coordenador, professor Carlos Eduardo de Barros Paes. “O curso apresenta uma visão moderna da engenharia de software e baseia-se em alguns preceitos de metodologias ativas de ensino, mais especificamente na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), associada a estratégias de ensino híbrido, que proporcionam aos discentes oportunidades de se confrontarem com questões e problemas do mundo real e de atuarem de forma prática e colaborativa, teoricamente embasada, em busca de soluções. O curso também proporciona uma discussão sobre os desafios atuais da engenharia de software no contexto da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Complexos.”

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos