Um estudo realizado pela Grand View Reserch estima que o mercado global de software de autoatendimento para clientes deve alcançar pouco mais de US$ 32 bilhões até 2027. Espera-se registrar um taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 22,1% de 2020 a 2027. Esforços para aumentar o nível de satisfação e encorajar a fidelidade do cliente são esperados para impulsionar o crescimento do mercado durante o período previsto. A implementação contínua de um grande número de pontos de contato de atendimento ao cliente também deve contribuir para o crescimento do mercado.
De acordo com o estudo, as corporações perceberam que compreender as mudanças no comportamento do consumidor pode ajudá-las a aprimorar suas ofertas. Ao mesmo tempo, empresas de todos os portes começaram a adotar sistemas de autoatendimento automatizado para clientes. Isso está abrindo oportunidades para que os participantes do mercado apresentem soluções inovadoras de software para o cliente, integradas às tecnologias mais recentes, como Big Data e Inteligência Artificial (IA).
A pandemia de Covid-19 e a crescente preferência por trabalhar em casa e manter o distanciamento social estão levando os provedores de serviços de comunicação a adotar recursos de autoatendimento. Além disso, os centros de atendimento ao cliente estão enfrentando um aumento repentino no volume de chamadas, já que a pandemia continua a interromper as operações corporativas, as programações do local de trabalho e os planos de viagem em todo o mundo. A situação está levando à necessidade de soluções de autoatendimento habilitadas para IA.
A crescente preferência por transações digitais para pagamento de contas e acesso a suporte online 24 horas e outros serviços online interativos pela Internet não mostra sinais de enfraquecimento. Consequentemente, as empresas estão procurando soluções de autoatendimento que possam garantir a flexibilidade adequada, ao mesmo tempo em que aumentam a velocidade e a eficácia do serviço de suporte ao cliente. O serviço rápido de manutenção pós-venda também está emergindo como um fator decisivo para as empresas ao selecionar um fornecedor para adquirir software de autoatendimento para o cliente.
O estudo prevê que o setor de mídia social e autosserviço comunitário registre um crescimento considerável durante o período de previsão, pois as organizações estão mudando rapidamente para canais de mídia social, que podem potencialmente apoiar comunidades e fóruns de discussão, como parte dos esforços para reduzir os custos de suporte ao cliente.
Espera-se que o segmento de Nuvem registre um CAGR significativo durante o período de previsão, pois a implantação de soluções de Cloud permite que as empresas economizem nos custos incorridos em ter uma infraestrutura dedicada para hospedar soluções no local. O setor de Saúde deve ser destaque nos próximos anos, por conta da crescente adoção de aplicativos de autoatendimento que permitem aos pacientes agendar consultas, preencher formulários, atualizar seu perfil e pagar contas.
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