Destaque Tecnologia

Processadores AMD Epyc têm novo padrão para data centers

Os processadores apresentam desempenho recorde e economia significativa no custo total de propriedade; Google e Twitter se unem à crescente lista de clientes

Em um evento de lançamento, a AMD juntou-se a um ecossistema expansivo de parceiros de data center e clientes para apresentar a família de processadores AMD Epyc de segunda geração que oferece liderança de desempenho por meio de uma grande quantidade de empresas, nuvem e alto desempenho computacional (HPC). Os processadores da segunda geração AMD Epyc apresentam até 64 núcleos “Zen” na avançada tecnologia de processo de 7nm para oferecer um desempenho recorde, ajudando a reduzir o custo total de propriedade – TCO, em até 50% em inúmeras cargas de trabalho. No evento, o Google e o Twitter anunciaram as novas implementações do processador de segunda geração AMD Epyc e a HPE e a Lenovo anunciaram a disponibilidade imediata de novas plataformas.

“Hoje, estabelecemos um novo padrão para o data center moderno com o lançamento de nossos processadores AMD Epyc de segunda geração que proporcionam desempenho recorde e custo total de propriedade significativamente menor em um amplo conjunto de cargas de trabalho”, disse Lisa Su, presidente e CEO da AMD. “A adoção de nossos novos processadores para servidores está se acelerando com vários novos clientes corporativos, em nuvem e HPC que escolhem os processadores Epyc para atender às necessidades mais exigentes de computação do servidor”.

O recurso de virtualização criptografada, no Epyc AMD de segunda geração, ajudará a proteger os dados críticos dos clientes na malha de data center de vários locais

Os processadores Epyc de segunda geração expandem o ecossistema de clientes e parceiros do AMD Data center
No evento de lançamento, vários clientes e parceiros se uniram à AMD no palco para discutir as novas ofertas de processadores AMD Epyc:

-O Google anunciou a implantação dos processadores AMD Epyc de segunda  geração em seu ambiente de data center de produção de infraestrutura interna e, no final de 2019, também oferecerá suporte a novas máquinas de uso geral com tecnologia dos processadores da segunda geração AMD Epyc no Google Cloud Compute Engine;
-O Twitter anunciou que implantará os processadores de segunda geração Epyc da AMD em toda a sua infraestrutura de data center no final deste ano, reduzindo o TCO em 25%;
-A Microsoft Azure anunciou novas máquinas virtuais para cargas de trabalho de HPC, desktops remotos baseados em nuvem e aplicativos de uso geral baseados nos processadores de segunda  geração Epyc da AMD, com previsão limitada do uso geral atualmente disponível;
HPE anunciou o suporte contínuo da família de processadores AMD Epyc com planos de triplicar seus serviços baseados em AMD com uma variedade de sistemas baseados no processador Epyc da segunda geração AMD, incluindo os servidores HPE ProLiant DL385 e HPE ProLiant DL325;
-Cray announced The Air Force Weather Agency Cray anunciou que a Agência Meteorológica da Força Aérea usará um sistema Cray Shasta com processadores AMD Epyc da segunda  geração para fornecer informações meteorológicas terrestres e espaciais abrangentes para a Força Aérea e o Exército dos EUA;
-A Lenovo anunciou novas soluções criadas especificamente para aproveitar toda a gama de recursos aprimorados encontrados nos processadores Epyc de segunda  geração da AMD. O ThinkSystem SR655 e SR635 são soluções ideais para casos de uso como infraestrutura de vídeo, virtualização, armazenamento definido por software e muito mais, com eficiência energética excepcional;
-A Dell anunciou a disponibilidade futura de servidores recém-projetados otimizados para processadores AMD Epyc de segunda  geração;
-VMware e AMD anunciaram uma colaboração próxima para fornecer suporte para nova segurança e outros recursos dos processadores de alto desempenho AMD Epyc da segunda geração no VMware vSphere.

“Os processadores AMD Epyc de segunda geração nos ajudarão a continuar fazendo o que fazemos de melhor em nossos datacenters: inovar”, disse Bart Sano, vice-presidente de engenharia do Google. “Seu desempenho escalável de computação, memória e E/S expandirá nossa capacidade de impulsionar inovações em nossa infraestrutura e dará aos clientes do Google Cloud a flexibilidade de escolher a melhor máquina virtual para suas cargas de trabalho”.

Projetado para cargas de trabalho modernas: empresas, Cloud e HPC
Os processadores AMD Epyc de segunda geração são projetados especificamente para cargas de trabalho de datacenter modernas, oferecendo aos clientes uma combinação ideal de recursos para ajudar a liberar o desempenho e redefinir a economia em aplicações de virtualização, nuvem, HPC e corporativos.

Para o data center corporativo, os processadores AMD Epyc de segunda geração oferecem 83% melhor desempenho de aplicações5 Java, 43% melhor desempenho do SAP SD 2 Tier e fornecem desempenho recorde mundial em Real Time Analytics com Hadoop.

Para cargas de trabalho modernas de nuvem e virtualização, os processadores AMD Epyc de segunda geração oferecem desempenho de virtualização recorde mundial que redefine a economia do data center.

Para HPC, os processadores AMD Epyc de segunda geração oferecem uma combinação inigualável de desempenho de ponto flutuante de configuração de gravação e a maior parte da memória DRAM e largura de banda de E/S em sua classe para alimentar cargas de trabalho de HPC; incluindo até duas vezes melhor desempenho em dinâmica de fluidos computacional e até 72% de maior desempenho na análise estrutural.

AMD Design Innovation traz uma arquitetura inovadora para o datacenter
O processador da segunda geração AMD Epyc combina desempenho de liderança, arquitetura e segurança para atender aos desafios mais exigentes enfrentados pelo data center. Os destaques da família de processadores da geração AMD Epyc 7002 incluem:

Desempenho de Liderança: Com até 64 núcleos “Zen 2” por SOC, os processadores Epyc de segunda  geração fornecem até 23% mais instruções por clock (IPC) por núcleo nas cargas de trabalho do servidor e até 4X mais L3 caché em comparação à geração anterior.
Arquitetura de liderança: A arquitetura AMD Infinity da próxima geração amplia os limites de desempenho x86 e recursos de computação, oferecendo aos clientes acesso à maior parte da largura de banda de E/S e de banda larga de memória de sua classe, incluindo o PCIe Generation 4, para liberar o mais recente desempenho de servidor .
Recursos de segurança de liderança: Fornece recursos “reforçados no núcleo” baseados em um subsistema de segurança integrado à silício e recursos avançados de segurança, como Criptografia de Memória Segura e Virtualização Criptografada Segura, que ajudam os clientes a proteger seus ativos e dados mais importantes.

Um ecossistema de parceiros em crescimento
O ecossistema AMD Epyc continua crescendo com mais de 60 parceiros apoiando o lançamento desde o primeiro dia. O amplo ecossistema de parceiros, incluindo ODMs como Gigabyte e QCT, IHVs como Broadcom, Micron e Xilinx, e amplo suporte a sistemas operacionais, incluindo a Microsoft e várias distribuições Linux. Para Linux Canonical, RedHat e Suse colaboraram com a AMD para testar e validar soluções baseadas nos processadores Epyc da AMD de segunda geração para uma ampla gama de casos de uso de data center. Essa validação ajudou o processador AMD Epyc de segunda geração a alcançar duas vezes mais plataformas em desenvolvimento em comparação com os processadores Epyc de primeira geração.

Os sistemas baseados no processador Epyc da AMD de segunda geração estão disponíveis agora nos parceiros do ecossistema AMD Epyc e você pode aprender mais sobre onde comprar esses sistemas aqui.

Parceiro e apoio e opiniões de clientes
“O Twitter está comprometido em reduzir o impacto ambiental de nossos data centers, encontrando maneiras inovadoras de aumentar a eficiência. O processador AMD Epyc da segunda geração nos oferece o ponto ideal de desempenho e consumo de energia que precisamos para honrar esse compromisso, enquanto suportamos o alto volume de tráfego em nossa plataforma”, Jennifer Fraser, diretora sênior de engenharia do Twitter. “Usando o processador AMD Epyc 7702 podemos escalar nossos clusters de computação com mais núcleos em menos espaço usando menos energia, o que se traduz em um TCO 25% menor para o Twitter”.

“Os clientes de hoje estão solicitando servidores seguros e com carga de trabalho otimizada, capazes de gerar novas experiências e valor para seus clientes”, disse Justin Hotard, vice-presidente sênior e gerente geral e gerente geral da Unidade de Negócios Global de volume da HPE. “Com a adição de novos servidores equipados com a segunda geração AMD Epyc ao nosso portfólio, a HPE oferece um número sem precedentes de desempenho recorde e resultados de eficiência alinhados a uma ampla variedade de cargas de trabalho em nuvem e data center e recursos de segurança inigualáveis. Continuaremos a fornecer produtos inovadores com a AMD e esperamos construir nosso duradouro relacionamento colaborativo”.

“À medida que entramos em uma nova era da computação, a era exascale, estamos vendo novas cargas de trabalho, nova infraestrutura, uma nova maneira de pensar – e isso requer capacidades e desempenho como a nossa próxima geração do supercomputador Shasta combinada com os processadores AMD Epyc”, disse Peter Ungaro, presidente e CEO da Cray. “Desde que a Cray anunciou o suporte para processadores AMD em nossos sistemas há mais de um ano, reservamos quase US$ 800 milhões em sistemas baseados em Epyc da AMD. Com os processadores da segunda geração AMD Epyc conectados por meio de nossa nova interconexão do sistema Slingshot, podemos oferecer o desempenho que nossos clientes exigem para a era da exascale.”

“Hoje, através do nosso relacionamento expandido com a AMD, estamos empurrando os limites de desempenho e eficiência de forma a acelerar a transformação inteligente de nossos clientes. Nossas novas soluções ThinkSystem, equipadas com processadores AMD Epyc 7002 da próxima geração, permitem que os usuários armazenem e acessem enormes quantidades de dados”, disse Doug Fisher, diretor de operações e vice-presidente sênior de unidades de negócios da DCG Solutions, Lenovo. “As maiores capacidades de armazenamento, processamento e gráficos liberam o potencial da segurança de vídeo aprimorada e de outros aplicativos críticos para ambientes de borda e virtualizados. Um exemplo perfeito é a segurança de vídeo em ambientes de cidade inteligente, campus e transporte coletivo, onde as organizações de segurança pública precisam desse poder adicional de computação em espaços confinados usando menos energia para poder monitorar e analisar melhor as ameaças potenciais”.

“À medida que as cargas de trabalho se tornam mais exigentes e complexas, a Dell Technologies está focada em ajudar as organizações a obter sucesso em ambientes dinâmicos usando projetos de servidores inovadores e líderes do setor”, disse Ravi Pendekanti, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos e sistemas de infraestrutura da Dell Technologies. “Por meio de uma estreita colaboração com a AMD, estamos lidando com as demandas de cargas de trabalho tradicionais, virtualizadas, híbridas e em várias nuvens com um amplo portfólio de servidores PowerEdge, incluindo servidores recém-projetados otimizados para processadores AMD Epyc de segunda geração.”

“A colaboração de engenharia em andamento da VMware e da AMD estão focadas em oferecer desempenho e segurança ideais aos aplicativos para nossos clientes em comum”, disse Krish Prasad, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios Cloud Platform, VMware. “Nós vemos o valor em impulsionar a segurança mais profundamente na infraestrutura, especialmente à medida que a infraestrutura de TI moderna se torna mais distribuída. O recurso Secure Encrypted Virtualization, ou virtualização criptografada segura, no processador Epyc AMD de segunda geração ajudará a proteger os dados críticos dos clientes na malha de data center de vários locais. Combinado com o lendário desempenho de processador da AMD, esperamos que nossos clientes em comum sejam capazes de obter eficiências e recursos de segurança para alimentar suas cargas de trabalho”.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos