Realidade virtual é o conceito utilizado para descrever uma interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. Seu objetivo é exatamente este: recriar a sensação de realidade para a pessoa, juntamente com todas as realidades temporais. Pensando em um lugar que unisse o melhor desta tecnologia com a prática de golfe, um esporte que requer disciplina e concentração, Mario Romancini, proprietário e ex-piloto de Fórmula Indy, criou o The Clubhouse Indoor Golf Center, o primeiro espaço com realidade virtual para a prática do esporte no Brasil.
O simulador utilizado pelo Clubhouse é integrado ao mais completo e preciso sistema de análise de Swing do mundo, o The Swing Catalyst. Nele, duas câmeras de alta velocidade reproduzem os movimentos do jogador em slow motion e mais de dois mil sensores na plataforma analisam o equilíbrio, distribuição de peso entre as pernas, pressão sob os pés, e postura corporal do aluno durante o swing.
Com toda essa tecnologia, os usuários têm a percepção de estarem, de fato, jogando golfe em algum campo do mundo – conforme as muitas possibilidades de escolha que o equipamento oferece-, apesar de, na realidade, estar dentro de um espaço localizado no bairro do Jardins, em São Paulo.
Com a ajuda das câmeras e dos sensores infravermelhos, que permitem que os jogadores utilizem os próprios tacos, o simulador capta os movimentos do jogador, do taco e da bola calculando a trajetória exata que a bola faria em uma situação real no campo. O simulador mede força, rotação da bola, ângulo de impacto do taco, velocidade e direção, resultando em extrema precisão e realismo.
Além da realidade virtual utilizada na casa, há a interatividade dos jogadores quando não estão no espaço, pelo smartphone, no qual é possível visualizar todos os aspectos das jogadas feitas, resultados, evoluções como putting, approach e drive. Os professores, altamente qualificados e certificados para usar os simuladores, também gravam vídeos pelo aplicativo e os disponibilizam para os alunos.
O The Clubhouse, além da prática do esporte em São Paulo, independentemente do clima e em um local próximo aos centros comerciais, ainda oferece uma completa carta de vinhos, diferentes rótulos de cervejas, entradas para um descontraído happy hour e alta gastronomia no almoço e jantar, até mesmo para quem não for utilizar os simuladores.
“Percebi que o golfe não era muito praticado em São Paulo, ora pela distância dos campos e também pela associação errônea de ser um esporte caro”, diz o empreendedor. “Com isso, criei o The Clubhouse, localizado em uma região central, perto de tudo e ainda com a opção de ser também um local para reuniões, eventos e networking, permitindo aos clientes praticar ou não o golfe”, finaliza Mario Romancini.
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