book_icon

Positivo Tecnologia ganha prêmio de inovação

Fabricante conquistou o primeiro lugar na categoria Eletroeletrônicos no Top 100 Open Corps por iniciativas de apoio a startups
Positivo Tecnologia ganha prêmio de inovação

A Positivo Tecnologia conquistou o primeiro lugar na categoria Eletroeletrônicos do ranking Top 100 Open Corps e passa a fazer parte do grupo de empresas líderes em inovação aberta no Brasil. O reconhecimento se deve ao protagonismo da fabricante de dispositivos eletrônicos e tecnologias educacionais no ecossistema de inovação nacional, por meio de parcerias com startups. “Somos uma empresa de tecnologia há 31 anos e desde então a inovação acompanha nossa existência”, afirma Hélio Rotenberg, presidente da companhia.
Dentre essas iniciativas de inovação aberta está o modelo de aceleração de empresas emergentes. Por meio do Programa de Corporate Venture, a companhia apoia startups que oferecem soluções para revolucionar negócios e o cotidiano das pessoas. “Identificamos as necessidades de crescimento das startups e auxiliamos nesse processo com envolvimento de nossos profissionais”, diz Graciete de Lima, responsável pelo programa.

A fabricante também atua como aceleradora de edtechs, empresas emergentes que desenvolvem e usam tecnologias para potencializar a aprendizagem  

A companhia possui um Fundo de Investimento em Participações (FIP) em que concentra recursos para apoiar empresas de base tecnológica. O FIP possibilita a aceleração de startups como a Hi Technologies, Hitech Electric, AgroSmart, @Tech, Rina, Eleva e Observatório, as quais atuam em setores de saúde, tecnologia da informação, agricultura, pecuária e eletromobilidade.
Muito mais do que investimento financeiro, as equipes da companhia agregam valor às investidas ao assessorar iniciativas e participar de projetos estratégicos das startups. Os esforços visam acelerar o crescimento dessas empresas por meio de conhecimento especializado e parceria em projetos específicos. Recentemente, por exemplo, 38 profissionais da Positivo Tecnologia se engajaram no projeto da Hi Technologies para aumentar a capacidade de produção de testes da Covid-19.
A fabricante também atua como aceleradora de edtechs, empresas emergentes que desenvolvem e usam tecnologias para potencializar a aprendizagem. Por meio da Unidade de Tecnologias Educacionais, ela integra serviços dessas empresas às soluções educacionais do próprio portfólio. Dentro desse modelo de aceleração também está outra iniciativa: a organização da edição brasileira do Gesa Awards, competição global de edtechs trazida ao País com o objetivo de reconhecer soluções inovadoras e conectá-las com o mercado.
Outro projeto que favorece o processo de inovação é o Hub Educacional, que permite às edtechs acessarem instituições governamentais, escolas particulares, editoras e sistemas de ensino para melhorar a educação no Brasil.
A Unidade de Tecnologias Educacionais também faz parcerias tecnológicas com edtechs para criação de novos produtos e expansão de mercado. Neste sentido, oferece produtos do próprio portfólio, como o Schood, solução brasileira de Indoor Position System (IPS). Trata-se de uma pulseira, que fornece localização de alunos e professores dentro da escola, envia notificações relacionadas à segurança e promove integração com sistemas acadêmicos e pedagógicos. Outra solução é o Aprimora, software de ensino a distância que promove a aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa de forma adaptativa ao respeitar o ritmo e conhecimento de cada estudante.
Serviço
www.positivotecnologia.com.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.