De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, fatores como consumo, e-learning, relações de trabalho, família e a forma de utilização de meios tecnológicos são as áreas que mais devem mudar na sociedade após a pandemia gerada pelo novo coronavírus. Segundo análise da TroposLab, empresa especialista em inovação, o mundo está em transição de valores e esse deverá ser o ano em que será possível começar a decantar essas transformações e entender o que ganha e o que perde força no mercado com elas.
Para Renata Horta, Diretora de Inovação e Conhecimento da Troposlab, entender essas mudanças comportamentais é a chave para compreender o que vem pela frente. “Logo teremos um mundo em que as crowdcultures estabelecem novas divisões sociais, o mundo em que a maior parte dos executivos não quer voltar ao trabalho presencial todos os dias da semana, ou que reduziu drasticamente as emissões de carbono por período suficiente para vivenciar esses efeitos, é um mundo com novos valores. Em um único ano tivemos o maior número de unicórnios e IPOs de empresas de tecnologia, isso é um sinal da transição de uma economia de commodities para uma economia mais digital”, aponta.
Segundo a executiva, surgem também importantes sinais de que o estará em evidência no futuro é uma aceleração e maior disrupção tecnológica, como investimentos estatais crescentes em pesquisa e desenvolvimento, além de uma indústria buscando se tornar cada vez mais remota. “Veremos empreendedores de tecnologia investindo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias disruptivas em áreas da saúde, ou energia, além da crescente preocupação com privacidade e segurança. Os fundos tradicionais e corporativos devem cada vez mais acessar o mercado de Bitcoins e fazer com que ele se consolide”, afirma Horta.
Novos problemas
Por conta da pandemia, o mercado se tornou incerto e as expectativas dos consumidores mudaram. Junto a isso, houve a amplificação do uso da tecnologia durante o isolamento social, fazendo com que os usuários aprendessem a interagir mais com ela, explorando novas funções em suas vidas e negócios.
“2021 é um mundo em construção. Um mundo repleto de oportunidades de novos negócios, de um novo mercado que se forma a partir dos novos meios de pagamento ou novas tecnologias de saúde. Novas empresas e serviços devem surgir. Esse é um momento onde as habilidades empreendedoras podem gerar grandes oportunidades de carreira e negócios, mas elas não bastam. Temos hoje na liderança, uma geração de transição, que nasceu em um mundo analógico e precisa construir o caminho para o digital sem cometer os mesmos erros que geraram tantos impactos negativos no mundo. Errar agora tem consequências mais rápidas e em maior escala”, destaca a executiva.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo