Uma experiência ruim de busca pode afastar um potencial cliente de um site. Se ele não encontra facilmente a informação ou o produto que está procurando, pode simplesmente ir procurar em um concorrente.
O problema é que a maioria dos mecanismos de pesquisa é baseada em palavras-chave, sem compreensão de significados. Dessa forma, o resultado de algumas buscas é zero, mesmo quando o produto existe no site.
Nos últimos anos, as empresas de tecnologia se empenharam em desenvolver buscadores capazes de compreender a forma como falamos, o que melhorou muito a qualidade dos resultados. Muito além de palavras-chave, as ferramentas mais sofisticadas à disposição das empresas hoje são capazes de entender gírias, erros ortográficos e buscas de cauda longa (com mais de três palavras). Isso é possível com a ajuda da Inteligência Artificial e do Processamento de Linguagem Natural (PLN), duas tecnologias fundamentais para tornar os buscadores mais assertivos.
A PLN ajuda a compreender a intenção por trás das perguntas dos clientes, de forma a encontrar as respostas certas. Para nós, humanos, isso é intuitivo, mas o fato é que a linguagem não envolve somente o entendimento puro das palavras: quando se trata de máquinas, elas precisam aprender a interpretar palavras de duplo sentido, sentenças desorganizadas e o tom de voz (pode ser irônico), entre outras variáveis.
Além de fornecer uma melhor experiência ao cliente, o buscador que entende significados ainda pode reduzir custos das empresas, uma vez que os funcionários também perdem muito tempo para encontrar informações a partir de uma tecnologia deficiente.
Veja o que uma ferramenta inteligente de busca é capaz de fazer:
Entende jargões, erros ortográficos e gírias
Reconhece e converte pesos e medidas
Mostra respostas instantâneas enquanto a pessoa digita
Compreende buscas de cauda longa
Permite indexação de informações de várias origens
Reduz o esforço do cliente e os custos com o atendimento
Os resultados melhoram ao longo do tempo
O consumidor tem cada vez mais pressa em suas consultas na internet, e não gosta de repetir uma pesquisa porque o resultado não foi satisfatório. Investir em uma boa ferramenta pode representar um aumento significativo nas vendas, e até mesmo maior produtividade da equipe.
Por Cassiano Maschio, Diretor Comercial e de Marketing da Inbenta Brasil
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