Gestão

Plataforma multioferta coloca cobrança sob nova perspectiva

Em sintonia com o conceito de Open Banking, Intelligenti, do Grupo Stefanini, lança solução que vai ajudar os clientes de seus clientes a se tornarem adimplentes

Antes da Covid-19, mais da metade da população brasileira enfrentava dificuldades financeiras e endividamento. A pandemia acabou agravando este quadro, transformando a vida de milhares de pessoas que sempre cumpriram com seus compromissos financeiros e que, da noite para o dia, se viram obrigadas a postergar o pagamento de uma conta, fazer um empréstimo bancário e não conseguir quitá-lo. Realizado pelo Negocia Fácil e Instituto Locomotiva, o estudo Raio X do brasileiro em situação de inadimplência revelou que o isolamento social era uma realidade para 77% dos inadimplentes constrangidos de que outros viessem a saber de suas dívidas. Quando cobrados, os sentimentos mais comuns eram de desconforto e de angústia.

Pensando nesta parcela da população que sofreu o impacto da pandemia e que deseja se tornar adimplente dentro de sua realidade financeira, a Intelligenti, empresa do Grupo Stefanini, focada no desenvolvimento e automatização de processos com inteligência artificial, lançou a Central de Soluções Multicenter, uma multiplataforma para contato com os clientes de seus clientes em diversos canais – SMS, WhatsApp, e-mail, redes sociais e URA. O objetivo da plataforma omnichannel é centralizar todos os produtos em um único lugar, com atendimento e propostas personalizadas para cada público.

Com a plataforma Multicenter, vamos garantir maior satisfação do cliente do nosso cliente, solucionando mais problemas com agilidade nas negociações 

A central terá como foco a recuperação de crédito e atuará como uma consultoria de financiamento, que identificará a melhor oferta do mercado para cada perfil. “Se atendemos uma empresa que nos apresenta uma lista de devedores, o que faremos é tentar apresentar uma solução que se encaixe no orçamento dessas pessoas que estão com o crédito negativado. Vamos buscar parceiros que atuem no segmento de crédito pessoal – grandes corporações e fintechs – para que o devedor assuma um novo empréstimo, pagando da forma como puder, para regularizar sua situação junto aos bancos. Nossa expectativa é gerar uma conversão de 40% a 50% dos casos”, explica Silvio Rodrigues Filho, gerente de Produto da Intelligenti.

Uma imagem contendo Linha do tempo Descrição gerada automaticamente


A solução é aderente ao conceito de Open Banking, que busca oferecer mais opções de produtos e serviços financeiros, com menos custos, além de transparência aos clientes, que terão mais autonomia sobre sua vida financeira. Uma das principais vantagens do Open Banking é a democratização não só de empréstimos, mas de vários produtos financeiros para que os bancos, fintechs e instituições de pagamentos possam compartilhar informações entre eles. Assim, o cliente tem o direito de escolher qual deles oferece a melhor condição para cada serviço financeiro.

A Intelligenti atuará em parceria com a Orbitall, empresa do Grupo Stefanini que oferece soluções robustas em duas áreas de negócios: Processamento e Meios de Pagamento/ Iniciativas Digitais e Contact Center. “Temos uma sinergia muito grande entre as equipes e vamos unir as expertises em soluções e operação para trazer perspectivas de novos negócios para quem está inadimplente. O Multicenter viabilizará a melhor solução para que o cidadão possa resolver um problema pontual ou recorrente com taxas que caibam em seu bolso. Assim, ele poderá ter acesso a crédito novamente, além de utilizar outros produtos da plataforma, como consórcio, vendas de planos de saúde e veterinário, por exemplo. Por outro lado, as empresas também poderão recuperar os valores que lhes eram devidos, a partir de uma abordagem mais cuidadosa e amigável durante os atos de cobrança”, destaca.

Os principais diferenciais da plataforma são: mapeamento de perfil individualizado utilizando Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial da própria Stefanini (Sophie) para maior assertividade no contato com o cliente; possibilidade de venda, cobrança, SAC e multicontato em um único lugar, além do perfil modular para se adequar a diferentes situações.

“Com a plataforma Multicenter, vamos garantir maior satisfação do cliente do nosso cliente, solucionando mais problemas com agilidade nas negociações. Dessa maneira, os clientes do Grupo Stefanini também terão seus clientes mais satisfeitos. Além de ajudar na adimplência, contaremos com outras ofertas para fidelizar os clientes e gerar novas possibilidades de negócios”, garante Cleber Viana, diretor executivo da Intelligenti.

Serviço
www.stefanini.com.br

 

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