book_icon

PC como Serviço é boa opção para as MPEs

Na Lenovo, modalidade dobrou desde o começo da pandemia, pois não exige grande investimento inicial e vem com suporte
PC como Serviço é boa opção para as MPEs

Com a economia em queda por causa da pandemia, os negócios das empresas também minguaram e algumas estão com dificuldade de caixa. Elas precisariam equipar melhor seus funcionários, pois muitos ainda estão trabalhando em casa, mesmo com a flexibilização da quarentena, mas não há recursos para investimentos no momento. Este é um cenário comum nas pequenas e médias empresas hoje. “Nos últimos nove meses, a modalidade de PC como Serviço dobrou em volume e é uma boa solução para empresas que estão sem caixa no momento, principalmente as de micro e pequeno portes (MPEs)”, afirma Augusto Rosa, diretor de Vendas para Canais da Lenovo.
Ele conta que a Lenovo é uma empresa que trabalha muito forte com seus parceiros de canais, muitos deles oferecendo várias soluções financeiras, como linhas de créditos de bancos e do BNDES, além de parcelamento sem juros com alguns distribuidores. Mas a modalidade que vem se destacando é o PC como Serviço. “Temos integradores que oferecem essa modalidade, alguns deles até compram o parque do cliente, pagam à vista, e o cliente paga uma mensalidade, que vem com uma camada de serviços”, diz Augusto Rosa.
Segundo ele, o PC como Serviço não necessita de um grande capital inicial, pode ser lançado como despesa e não como ativo e a empresa consegue diluir isso em 36 a 48 meses. É uma boa solução para quem não tem dinheiro no momento. “Muitas empresas de pequeno porte sequer possuem um departamento de TI, as dúvidas são tiradas por algum funcionário mais experiente em tecnologia. Com as pessoas trabalhando em casa, fica mais difícil dar esse suporte”, diz o executivo. “Elas podem contar com nosso canal de integradores, que vai dar todo o atendimento de TI para cada profissional em casa, pagando mensalmente”, afirma.

A fabricante lançou recentemente o Lenovo Partner Hub, um portal personalizado que permite que os parceiros visualizem os materiais e informações relevantes para os seus negócios  

São 15 integradores, mas cada um deles atende segmentos e localidades específicos. No site da empresa é possível ter acesso aos seus contatos. Mas Augusto Rosa informa que tem um caminho mais fácil. “Temos um Business Center, que faz o atendimento do cliente, identifica a melhor forma de atendê-lo, se é via revenda, integrador ou distribuidor, fazendo um atendimento personalizado. Caso ele tenha interesse nessa modalidade, será direcionado ao parceiro que melhor atenda o seu perfil”, afirma o diretor. “Somos um consultor para as empresas, principalmente as de pequeno porte, que precisam de mais ajuda neste momento, pois não é só o computador, tem o software, o roteador, o link etc. As empresas devem nos acessar como consultor tecnológico, esse é o nosso expertise”, salienta Augusto Rosa.
Últimos meses
O diretor de Vendas para Canais da Lenovo conta como foram as vendas desde o início da pandemia. “Logo no início, os escritórios fecharam e todo mundo recuou para ver o que ia acontecer. As vendas caíram, pois ninguém estava comprando PC naquele momento. Com as pessoas trabalhando em casa, houve uma procura grande por notebooks”, lembra. “A Lenovo surfou essa onda e conseguimos absorver uma parte dessa demanda. Alguns foram para o varejo, que estava mais preparado para a venda online, o que não ocorreu com alguns canais corporativos”, diz.
Segundo ele, o mercado de PC voltou a se reaquecer com a flexibilização da quarentena. “O PC se tornou uma ferramenta muito mais importante por causa da digitalização dos processos. Um segmento que sentimos um aquecimento maior é o de Educação, pois as escolas precisam se preparar tecnologicamente para aulas remotas, que vai perdurar ainda por um tempo. Este é um caminho sem volta e muitas escolas estão separando parte do orçamento para compra de equipamentos”, afirma.
A Lenovo não revela a quantidade de parceiros com os quais trabalha, mas diz que são distribuidores, revendas que compram dos distribuidores, revendas de valor agregado (VAR) e integradores. Para eles, a fabricante lançou recentemente o Lenovo Partner Hub, um portal personalizado que permite que os parceiros visualizem os materiais e informações relevantes para os seus negócios, de acordo com funções especializadas, e inclui um Dashboard de Desempenho de Vendas personalizado. Este painel de controle proporciona uma visão instantânea do desempenho das vendas e o monitoramento dos KPIs, aumentando a visibilidade e a eficiência.
Além disso, o portal mostra resumos de vendas personalizados que permitem fechar negócios de forma mais rápida e eficiente. Outro recurso do Partner Hub é a Plataforma Lenovo Bid, que funciona como uma ferramenta de cotação para os parceiros, com suporte ao PCSD e ao DCG. O Lenovo Partner Hub fornece acesso fácil aos contatos, catálogos de produtos, registro e proteção dos negócios. “Recriamos toda nossa plataforma digital de comunicação com nossos canais, facilitando a vida deles em vários pontos, com ferramentas de BI e Analytics. Esse portal entrega ao nosso parceiro de negócio uma experiência única, com precificação inteligente, co-selling (material de marketing digital, serviços prontos para parceiros, programas especializados e recompensas), processos digitais (oportunidades, cotação, pedido e recompensas), uma interação rápida, fácil e visual”, finaliza Augusto Rosa.
Serviço
www.lenovo.com.br
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.