book_icon

Padtec expande capacidade de redes ópticas

Operadoras de telecomunicações do Nordeste e de todo o Brasil registram crescimento expressivo na demanda por transmissão de dados
Padtec expande capacidade de redes ópticas

fibra ópticaAumento expressivo de reuniões por videoconferência, transmissão de vídeos de treinamento e educação a distância, crescimento no uso de serviços de telemedicina e no acesso a pesquisas médicas, demanda por conteúdos online e canais de streaming para entretenimento em casa. As mudanças nos hábitos e necessidades das pessoas, provocadas pelo isolamento social adotado para conter a pandemia de Covid-19 no Brasil, têm gerado um aumento de tráfego e da demanda por banda larga em todas as regiões do País – e do mundo.
Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec, afirma que a mudança no perfil do tráfego das últimas semanas já está se refletindo nos negócios da empresa. “Nossos clientes estão relatando um rápido crescimento na demanda por largura de banda, decorrente da grande mudança na forma como estamos vivendo hoje”, destaca o executivo. “Para atender ao aumento expressivo da demanda, muitos deles têm ativado novos canais de transmissão de dados em seus sistemas ópticos”, completa.
A Wirelink, por exemplo, uma das mais importantes operadoras de serviços de telecomunicações do Nordeste – com presença também em outras regiões do País -, já registrou um aumento de mais de 40% no volume de dados transmitidos em suas redes, desde a segunda quinzena de março. Em função desse aumento, a operadora ativou novos canais que, juntos, somam mais de 600 Gb/s de capacidade adicionada em suas rotas no Nordeste. “A solução DWDM da Padtec prepara nossa rede óptica para um crescimento escalável da capacidade de tráfego de dados, acompanhando o aumento da demanda e nossa atuação no mercado”, destaca Adriano Marques, CEO da operadora.

As mudanças nos hábitos e necessidades das pessoas, provocadas pelo isolamento social adotado para conter a pandemia de Covid-19 no Brasil, têm gerado um aumento de tráfego e da demanda por banda larga em todas as regiões do País – e do mundo  

A Mob Telecom, outra importante operadora de redes do Nordeste e que também tem presença em outras regiões do Brasil, já trabalha com o cenário de multiplicação do consumo. “Mapeamos os principais pontos de conexão e montamos um plano estratégico de contingência da rede. A expectativa é que o consumo geral da rede aumente 40%, no decorrer deste período de crise”, destaca Salim Bayde Neto, CEO da Mob Telecom.
Para manter sua capacidade operacional durante o período de pandemia, a Padtec adotou uma série de medidas visando ajudar seus clientes a atender ao aumento expressivo da demanda por banda larga. Entre elas, destacam-se, por exemplo, o funcionamento integral de suas linhas de produção e das atividades de seus times de operação e manutenção de redes em campo. “Sabemos da importância dos nossos negócios para garantir a continuidade dos serviços de internet e de telecomunicações, classificados como atividades essenciais, em todo o país”, destaca Manuel Andrade, CEO da Padtec. “Por isso, ativamos rapidamente nossos planos de continuidade de negócios, a fim de assegurar que nossas operações não sofram interrupção. Neste cenário em que o distanciamento social é a norma, são as redes de comunicações que nos mantêm conectados à família, amigos e, também, a serviços importantes”, acrescenta o executivo.
Manuel destaca ainda que a robustez da tecnologia desenvolvida pela fornecedora é fundamental para garantir, também, as importantes e elevadas demandas dos serviços relacionados à assistência médica – hospitais, plataformas de telemedicina e áreas de pesquisa –, bem como da indústria de alimentos. “Como empresa nacional, estamos cumprindo nosso papel ao fornecer uma das tecnologias-chaves para superar a crise. Nosso foco é o fornecimento de redes capazes de se adaptar com sucesso às constantes mudanças da demanda, para que pessoas e empresas possam permanecer conectadas”, completa.
O Centro de Operações de Rede da Padtec (NOC, do inglês Network Operations Center) também continua a operar, de forma totalmente remota, 24 horas por dia, sete dias por semana. “Além do NOC, as áreas administrativas, comerciais e de Pesquisa e Desenvolvimento da Padtec também foram preparadas para operar de forma remota, sempre que necessário”, enfatiza Manuel Andrade. “O Centro de Treinamento da companhia também continua a atuar integralmente, por meio de plataformas de ensino a distância, com acesso em tempo real aos laboratórios de treinamento da Padtec, em Campinas”, destaca o executivo.
Serviço
www.padtec.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.