A Coalizão BizOps, que defende uma mudança fundamental na forma como os negócios e TI colaboram no desenvolvimento de software moderno, anunciou nesta segunda-feira (19/4) os resultados de sua primeira pesquisa da indústria BizOps sobre o estado dos negócios digitais. O relatório descobriu que 87% dos entrevistados acreditam que as corporações devem se tornar mais ágeis para lidar com as condições de mercado em rápida mudança, enquanto 94% aconselham as empresas a adotar BizOps para aumentar a competitividade.
A pesquisa descobriu que as questões relacionadas à pandemia continuam no topo da lista de desafios enfrentados pelas empresas em 202. Na verdade, 60% dos líderes empresariais acreditam que 2021 será tão desafiador quanto o ano passado. Trabalhadores remotos (73%), incerteza global e impacto econômico da pandemia (65%) e a vacina contra a Covid-19 (60%) foram relatados como principais preocupações pelas organizações empresariais pesquisadas.
“Depois de mais de um ano, as empresas estão finalmente olhando para a próxima fase em seus esforços de transformação”, disse Laureen Knudsen, diretora de Transformação da Broadcom e membro fundador da BizOps Coalition. “Os resultados da pesquisa destacam os desafios contínuos que as empresas enfrentam, mas também destacam a oportunidade de nutrir um maior alinhamento para gerar os resultados de negócios desejados”, comentou.
Na esteira dos eventos de 2020, 87% dos entrevistados concordam que as empresas precisam ser mais ágeis para lidar com as condições de mercado em rápida mudança; e 83% acreditam que a metodologia Agile é fundamental para seus negócios em 2021.
Visão holística
A pesquisa também aponta para a necessidade de uma cultura integrada em que negócios e TI estejam alinhados aos resultados de negócios, mas há uma dicotomia surpreendente entre as crenças dos entrevistados e a realidade do dia a dia, conforme revelado pelos dados.
Entre outros dados relevantes, 95% dos entrevistados concordam que uma transformação digital bem-sucedida tem a ver com resultados de negócios, não apenas com tecnologia. Ainda assim, 62% admitem que a tecnologia é frequentemente adotada puramente pela tecnologia, e 61% relatam que as seleções de tecnologia nem sempre estão ligadas aos objetivos de negócios.
“O sucesso da transformação digital não pode depender apenas da tecnologia”, disse Pierre Viljoen, CTO e chefe de Tecnologia e Governança Corporativa da HCL Enterprise Studio e membro fundador da Coalizão BizOps. “Para apoiar os objetivos de transformação, o negócio e a cultura de TI devem abraçar uma transformação holística, incluindo pessoas, processos e tecnologia para ser um verdadeiro multiplicador de forças. Quando todos estão comprometidos com os mesmos objetivos, com conhecimento adequado das operações e processos de negócios, tecnologia as decisões podem ser tomadas dentro do contexto apropriado de resultados de negócios e podem apoiar melhor a empresa em atendê-los”, observou.
O fluxo de informações e a capacidade de tomar decisões estratégicas que apoiem os resultados de negócios é outra área a ser aprimorada. A pesquisa revela que a grande maioria dos entrevistados (97%) relatou que os desafios relacionados aos dados estão limitando as informações disponíveis para a empresa.
Não é de surpreender que muitos dados sejam seu maior desafio, seguidos por limitações nas métricas de nível de negócios – quase 70% dos entrevistados lutam para criar métricas de negócios a partir de dados; e quase três quartos deixam de ter dados importantes disponíveis em tempo real, inibindo a tomada de decisão baseada em dados.
“Os dados são a força vital dos negócios modernos”, afirmou Isaac Sacolick, presidente da StarCIO e autor do livro Driving Digital. “É fundamental que as empresas permitam que mais pessoas em toda a organização obtenham insights acionáveis a partir dos dados. Usando a tecnologia de DataOps, ciência de dados do cidadão, governança de dados proativa, Machine Learning e IA, a TI pode levar as empresas a descobrir os dados contextuais valiosos de que precisam para informar as decisões de negócios”, acrescentou.
Segundo informações, o BizOps permite uma melhor tomada de decisões estratégicas, agilidade e clareza de negócios, bem como uma cultura colaborativa mais inclusiva. Tanto que 98% dos entrevistados disseram que os benefícios do BizOps seriam valiosos para sua empresa, enquanto 78% das empresas pesquisadas relataram planos de adotar o conceito.
Com uma abordagem de BizOps, os entrevistados esperam ver outros benefícios comerciais potenciais, como cultura empresarial elevada (88%), melhoria na tomada de decisões estratégicas (62%) e maior agilidade (58%).
Serviço
www.bizops.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo