Saborear um café especial com grãos selecionados é uma experiência única. Porém, até aquele café chegar na xícara do cliente, há um longo caminho a ser percorrido. A empresa Orfeu Cafés Especiais, por exemplo, tem todo o processo de produção dentro de suas fazendas, no Sul de Minas e Mogiana, e seus produtos são revendidos para todo Brasil.
Fundada em 2005, passou por um reposicionamento de marca com ampliação da distribuição e nova estratégia comercial. Para acompanhar o crescimento desta fase a empresa precisava melhorar ainda mais os seus processos internos e de gestão de vendas para oferecer uma melhor experiência para seus clientes.
Para automatizar e acelerar a análise desses dados, a Orfeu Cafés Especiais buscava uma ferramenta de business intelligence. A escolha pelo Qlik Sense veio após uma busca minuciosa, e um dos diferenciais foi a possibilidade de implementá-lo em nuvem. “A plataforma é bastante flexível, com possibilidade de adoção em cloud, on premise ou em modelos híbridos. Além disso, o Qlik Sense tem uma interface simples e permite que qualquer pessoa consiga desenvolver suas próprias análises e dashboards, sem a necessidade de conhecimentos técnicos”, detalha Marcelo Rezende, country manager da Qlik no Brasil.
O suporte foi realizado pela Analytics 10 (A10), empresa do Grupo IN. De acordo com Rodrigo Segalla Uehara, diretor da A10, uma das grandes vantagens da implementação em nuvem é que não precisam instalar nenhum servidor, além de ser simples e mais barata.
A rapidez da instalação em nuvem é outro diferencial. O primeiro contato da Orfeu Cafés Especiais com a A10 aconteceu em julho e, menos de um mês depois, eles já tinham um painel com todas as informações comerciais. “A agilidade foi com certeza a maior vantagem, já que conseguimos extrair os primeiros dados pouco tempo após o primeiro contato”, completou André Secco, diretor financeiro do Orfeu.
Em menos de seis meses de uso, a empresa já tem uma noção real do que é orçado, consegue gerenciar de maneira mais efetiva a área comercial, além de cruzar os dados com o setor financeiro. “Nosso produto é distribuído para todo Brasil e, com os painéis, conseguimos segmentar as buscas por áreas, bases e ter um controle maior dos varejistas”, afirmou André. O resultado foi tão positivo que a empresa já planeja expandir a licença para outros módulos a partir de 2018.
Business Intelligence as a Service
O tipo de ferramenta escolhido por Orfeu Cafés Especiais, o SaaS BI, é uma tendência para os próximos anos. “Hoje em dia, as empresas já começam em nuvem e a cultura é diferente, eles não querem aquisições e muito menos ter hardwares instalados”, afirmou Rodrigo. Quem mais se beneficia desta modalidade são as pequenas e médias empresas, já que não existe um custo alto desde o começo.
O modelo de BI como serviço são implantadas internamente e em nuvem e podem ser acessadas por meio de uma internet segura. Diferente de um sistema de BI tradicional, no qual são instalados hardwares robustos dentro da companhia, o SaaS BI não demanda espaço físico e seu uso é pago mediante uma assinatura ou pay-per-use.
Além disso, para quem precisa de resultados a curto prazo, esta é a forma ideal. “A instalação é rápida e simples. Após a solicitação, os primeiros dados já podem ser analisados em poucos dias”, completou Rodrigo. Há ainda outra vantagem, a primeira licença do Qlik Sense em nuvem é gratuita e dá direito de acesso a até cinco usuários. “É um grande diferencial para quem está começando e já quer ter uma análise de dados profissional”, finalizou o diretor.
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