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Orange Business Services reforça uso corporativo de IoT com rede e dispositivos LTE-M

Orange Business Services reforça uso corporativo de IoT com rede e dispositivos LTE-M

A LTE-M permite novos cenários de uso da Internet das Coisas para empresas que buscam sensores de baixo consumo de bateria, cobertura ampliada e mobilidade em escala global

A Orange Business Services acelerou sua estratégia de LTE-M para suportar o desenvolvimento de soluções para o mercado corporativo de Internet das Coisas (IoT). Esse anúncio segue outro feito pela Orange em fevereiro desse ano, quando o Grupo divulgou que priorizaria a tecnologia LTE-M em sua cobertura na Europa – e hoje, mostra os progressos.

A Orange fez diversos testes de campo com a LTE-M:

– Na Espanha, a Orange iniciou testes com clientes estratégicos e fabricantes de dispositivos em um ecossistema aberto para participação. Os trials cobrem setores e aplicações diferentes, incluindo utensílios inteligentes, cidades inteligentes e gerenciamento de plantas.
– Na Bélgica, a Orange prepara o lançamento de uma Cidade IoT LTE na Antuérpia, aberta para pilotos de clientes no último trimestre desse ano;
– Na França, a empresa planeja testes internos tanto para aspectos técnicos quanto para modos de uso, começando no último trimestre desse ano.
– Todos esses testes são feitos em antecipação ao lançamento da rede LTE-M, em 2018.

Orange reforça seu programa de testes para fabricantes de dispositivos

A disponibilidade da LTE-M é parte do programa do Grupo que suporta objetos conectados e fabricantes de módulos. A Orange convida os fabricantes de objetos para seu “Open IoT Lab” – Laboratório aberto de IoT – que está em concordância com a GSMA, localizado no Orange Gardens. Nesse site de inovações, o Grupo provê recursos técnicos e suporte de especialistas.

A disponibilidade de três marcas de dispositivos LTE-M é um novo marco para a Orange em seu comprometimento contínuo para reforçar o ecossistema de IoT. O primeiro equipamento testado pela Orange em sua rede LTE-M inclui:

– Produtos robustos desenhados para serem usados como ativos de rastreamento ou em casos de uso da Indústria 4.0;
– Um dispositivo de rastreamento com GPS pessoal, com um case a prova d’água, para aplicações de monitoramento de trabalho solo de campo;
– Um dispositivo de rastreamento por GPS pequeno, desenhado para acompanhar itens valiosos.
– As primeiras amostras desses produtos já estão disponíveis para testes pilotos em clientes.

A LTE-M é uma evolução da rede móvel LTE (4G), desenhada para atender ao baixo consumo requerido pelas aplicações IoT. A rede será integrada à estratégia de IoT da Orange, por meio das ofertas Datavenue IoT e Data Analytics. Ela vem para enriquecer as soluções de conectividade, como LoRa®, 2G/3G/4G e Wi-Fi, que conectam objetos com segurança. Os módulos testados da LTE-M também fortalecem o catálogo de dispositivos conectados da Datavenue, que agora conta com 80 objetos.

“O desenvolvimento da rede LTE-M é parte da nossa estratégia para fornecer uma gama completas de opções de conectividade para IoT para nossos clientes, por meio da Datavenue. A disponibilidade de dispositivos LTE-M permite que nossos clientes comecem a desenvolver suas aplicações LTE-M antes mesmo que as redes sejam lançadas, em 2018. Acreditamos que a LTE-M é o par perfeito para uma gama de usos de IoT na Indústria 4.0, para gestão de frotas e rastreamento de ativos”, diz Olivier Ondet, vice-presidente de IoT e Analytics da Orange Business Services.

Já existem muitos casos de uso de IoT corporativo ligados à LTE-M, como rastreamento de ativos, monitoramento remoto, manutenção preditiva, medição inteligente, telemática e seguros automotivos. Demonstrações da rede LTE-M da Orange (já rodando na rede da Orange na Espanha), equipamentos e casos de uso estarão no IoT Solutions World Congress, em Barcelona. Uma demo inédita da LTE-M, única na indústria, vai disponibilizar a plataforma da Orange de gestão de dados Live Objects.

Nota para editores

A primeira onda de equipamentos testados pela Orange em sua rede LTE-M inclui produtos e módulos desenhados e vendidos pelos seguintes parceiros:

– Produtos robustos da Ercogener, incluindo um módulo u-blox;
– Um rastreador GPS pessoal, desenhado pela Meitrack, e baseado em um módulo Quectel;
– Um pequeno rastreador GPS desenvolvido pela Sercomm com um módulo Sequans Communications.

Sobre a Orange Business Services
A Orange Business Services, frente dedicada da Orange a serviços B2B, com seus 21 mil funcionários, é focada em apoiar a transformação digital de multinacionais, além de pequenas e médias empresas francesas nos cinco continentes. A Orange Business Services não é apenas uma operadora de infraestrutura, mas também uma integradora de tecnologia e prestadora de serviços que agregam valor. Oferece às empresas soluções digitais que ajudam a promover a colaboração entre equipes (espaços de trabalho colaborativos e móveis), melhoram o atendimento aos clientes (relacionamento e inovação empresarial) e apoiam seus projetos (melhorias na conectividade, TI flexível e cyberdefense). As tecnologias integradas que a Orange Business Services oferece vão desde SDN/NFV (Software Defined Network), Big Data, IoT (Internet das coisas), à computação em nuvem (cloud computing), colaborações e comunicações unificadas, assim como defesa cibernética. A Orange Business tem mais de três mil clientes, entre eles empresas multinacionais renomadas internacionalmente e mais de dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França.

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A Orange é uma das operadoras líderes mundiais em telecomunicação, com vendas anuais de €40 bilhões em 2015 e 256 milhões de clientes em 29 países (30 de Setembro de 2016). A Orange é listada na NYSE Euronext Paris (symbol ORA) e no New York Stock Exchange (symbol ORAN).

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços inclusos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.

Atendimento de Imprensa da Orange Business Services no Brasil:
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Maria Eugênia Lucci(11) 5096-5401 [email protected]

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