Canal de Distribuição Destaque

Oracle reformula OPN e reforça certificação em Cloud

Agora é possível optar por atuar com soluções em nuvem; no modelo de licença e hardware, ou no formato híbrido

Para seguir a tendência do modelo de oferta como serviços, a Oracle intensifica o foco no conhecimento e capacitação do parceiro. Para tanto, faz adequações no tradicional programa de canais Oracle Partner Network, OPN, que apresenta novas trilhas com base em certificações e consequentes benefícios, que se acumulam.

Nesse grupo de mudanças incluiu, apoio e orientações ao conhecimento para que os parceiros se preparem para garantir sucesso em projetos de Cloud, com ganhos para todos: usuários, canais e fabricante. “Ouvimos clientes, parceiros e o time interno para que o OPN fosse realinhado conforme as necessidades do mercado”, diz Fabiano Matos, vice-presidente de Alianças e Canais da Oracle para a América Latina.

Temos novas certificações, mas é possível fazer um upload das licenças do modelo anterior e manter tudo o que já foi conquistado

Anunciado em setembro, o programa que segue as mesmas características e datas globais entrou no ar, efetivamente, neste mês de dezembro, com a proposta de acelerar a transição do cliente para a nuvem. Hoje o OPN está dividido em três blocos: Build, voltado para parceiros ISVs, ou desenvolvedores Oracle Cloud; Sell, que congrega revendas com perfil voltado a nuvem, e o Service, para implementações como serviço. Há ainda, o chamado License e Hardware, para os parceiros que oferecem software sob licença ou produtos de hardware ou de tecnologia.

Com o novo formato o parceiro pode optar por atuar exclusivamente com soluções em nuvem; no modelo antigo de licença e hardware, ou se quer atuar no modelo híbrido da companhia, que conta com 1.562 parceiros ativos na América Latina e 525 ativos no Brasil. “Tivemos boa receptividade quanto às mudanças”, revela o executivo. A Oracle realizou um evento no País que contou com um número expressivo de empresas. “Demonstramos a melhor forma de explorar os benefícios do programa e 90% já falaram que farão a migração”. Além das tradicionais, o maior índice de empresas que querem trabalhar com Cloud Oracle é as que têm o perfil de serviços e as startups.

As explicações também acontecem via webcast, onde os parceiros podem tirar todas suas dúvidas. A expectativa de Matos é que em um ano toda a base seja migrada.

Conhecer para vender
Com as mudanças, a Oracle intensifica a capacitação de profissionais e de empresas para o mundo Cloud. Todas as certificações existentes podem se adequar ao novo programa. “Temos novas certificações, mas é possível fazer um upload das licenças do modelo anterior e manter tudo o que já foi conquistado”, afirma Matos.

Existem licenças de treinamento para todos os produtos e vouchers para se certificar. “Há pagamento pelo programa e, dependendo do track, não há custo adicional”, diz o vice-presidente, para quem a companhia readequou a conexão com os canais.

Hoje, para todos os casos de Cloud – antes não havia ambiente de demos suficiente – cada uma das trilhas assinadas dá direito a US$ 3 mil para uso laboratório durante um ano. Já para a trilha de licença e hardware o valor é de US$ 1,5 mil.

No oracle.com/partnernetwork os interessados podem se associar e ver a tabela de benefícios de cada trilha. O nível base é o Membro e, a partir das certificações, a empresa começa a galgar degraus e a ganhar visibilidade como parceiro certificado. Para facilitar, a Oracle gerencia o currículo da empresa e dos profissionais e, de acordo com Matos, ajuda a fazer o caminho para tingir seus objetivos.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos