Destaque Gestão

Oracle anuncia soluções em Nuvem

A nova oferta combina o banco de dados da empresa com a plataforma Exadata, que passa a ser oferecida também como um serviço em nuvem nos data centers próprios dos clientes

A migração para a Nuvem, cada vez mais, vem ganhando corpo frente à necessidade de redução de custos, agilidade e facilidade para o uso do modelo como serviços. Um dos impeditivos, porém que vem sendo superado, é o fator segurança; resolvido com a adoção de um modelo híbrido de armazenamento e processamento em ambiente de Nuvem pública ou própria. A Oracle, por meio de seu vice-presidente de Tecnologia Cloud para a América Latina, Marcos Pupo, fez dois anúncios ontem, 8 de julho, que buscam mediar esta questão.

Um deles, foi que o serviço de Nuvem local, o Cloud@Customer, adquire ‘ares’ de Nuvem pública, no que se refere a recursos e economia. Chamada de Dedicated Region Cloud@Customer, a nova oferta disponibiliza os serviços em Nuvem, totalmente gerenciados, incluindo os aplicativos do Oracle Cloud e outras condições associadas, para empresas que desejam ter toda a infraestrutura em seus próprios data centers. Desta forma, o cliente manterá todos os sistemas que utiliza, gerenciados pela Oracle. Com esta abordagem, a empresa sinaliza um caminho rumo à Nuvem híbrida.

Em média, conseguimos baixar os custos em 30%  em relação aos concorrentes

“A oferta é ideal para perfis de clientes que demandam de alto grau de regulamentação ou que tenham foco em segurança”, defende Pupo. Ente outros benefícios constam latência, redução de custos operacionais e modernização de sistemas legados. Ele afirma que “a Oracle lança a primeira Nuvem on premise do setor” e que não há um segmento preferencial e prioritário para a venda.

O Oracle Dedicated Region Cloud@Customer, exige um grande investimento: a partir de US $ 500 mil por mês. “Todo planejamento, gestão e operação de capacidade são prestados pela Oracle”, diz o vice-presidente. Ele destaca, ainda que o contrato pode ser efetivado em moeda local e que  “o preço por performance é imbatível para quaisquer tipos de serviços, como processamento, armazenamento, transferência de dados. “Em média, conseguimos baixar os custos em 30%  em relação aos concorrentes”, afirma Pupo.

Simultaneamente, a Oracle anunciou que seu banco de dados, o Autonomous Database se tornou disponível na plataforma Exadata Cloud@Customer. O segundo anúncio pode – ou não – estar vinculado ao primeiro. Ou seja, o Autonomous pode estar contido no Oracle Dedicated Region Cloud@Customer.

De acordo com a companhia, a oferta neste formato elimina o gerenciamento de banco de dados e as despesas de capital, permitindo o consumo flexível e escalável de recursos da nuvem para bancos de dados. “O Oracle Autonomous Database no Exadata Cloud@Customer é a transição mais rápida e fácil para um modelo de Nuvem, com implementação que pode durar menos de uma semana”, conclui o executivo.

Serviço
www.oracle.com/br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos