Gestão

Onde os projetos de inovação fracassam

Pesquisa da Kaspersky mostra que a fase de desenvolvimento é a mais desafiadora

De acordo com uma nova pesquisa da empresa de cibersegurança Kaspersky, 98% dos líderes de inovação da América Latina admitem que os seus projetos falham muitas vezes antes de serem lançados. Inclusive, quase metade desses projetos (48%) nem sequer passa da fase de desenvolvimento. A falta de cooperação entre os departamentos de segurança da informação também faz aumentar a probabilidade de que um projeto nunca seja lançado.

A pesquisa da Kaspersky mostra ainda que a fase de desenvolvimento é considerada a mais desafiadora ao longo do ciclo de vida da inovação. Quase metade (48%) dos decisores seniores de inovação latino-americanos entrevistados concordam com essa afirmação. A pesquisa escutou 304 líderes de inovação de empresas ao redor do mundo, sendo que 50 deles são da América Latina.

As empresas não podem sobreviver sem inovação e, para obter uma vantagem competitiva, devem se desenvolver continuamente, assumir riscos e até enfrentar algumas falhas ao longo do caminho  

Para a maioria das empresas latino-americanas, o principal motivo do fracasso da inovação é a falta de compreensão das necessidades dos clientes, com 26%. Isso significa que a capacidade de executar é tão importante como ter uma ideia brilhante, a fim de transformar um insight valioso numa solução rentável e plausível. Uma vez estabelecido o plano, vale a pena também analisá-lo regularmente para acompanhar a atividade da concorrência, as tendências do mercado e as flutuações da indústria.

A cibersegurança não foi listada entre as principais razões pelas quais os projetos falham. No entanto, existe uma crença partilhada (82% concordam) de que, ao não incluir um diretor de segurança da informação (CISO, em inglês) na fase inicial do processo, as empresas estão aumentando a probabilidade de que o seu projeto de inovação não seja bem-sucedido. Isso pode estar relacionado com a incapacidade de adaptar os projetos às regras rigorosas de cibersegurança, com mais de metade (54%) dos entrevistados acreditando que a política de segurança da informação em sua empresa asfixia a inovação.

“As empresas não podem sobreviver sem inovação e, para obter uma vantagem competitiva, devem se desenvolver continuamente, assumir riscos e até enfrentar algumas falhas ao longo do caminho. Momentos críticos como o que vivemos agora são excelentes oportunidades para testar inovações, o que talvez não seria possível em tempos normais. Hoje, as empresas têm ferramentas para garantir que uma tecnologia ou produto emergente cheguem ao seu lançamento com sucesso e, neste sentido, a cibersegurança não pode ser um obstáculo, mas parte integrante do processo de inovação”, afirma Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky na América Latina.

Serviço
www.kaspersky.com.br

 

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