book_icon

O que esperar da chegada do 5G ao Brasil

Com a nova tecnologia, um usuário será capaz de realizar downloads com velocidades de 20GB por segundo, um número 20 vezes maior do que com o 4G
O que esperar da chegada do 5G ao Brasil

O leilão para ocupar a nova frequência de celular a ser aberta no País, o 5G, deve ocorrer até junho de 2021, segundo o Ministério das Comunicações do Brasil e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ainda que isso ocorra apenas no ano que vem, as principais operadoras já iniciaram os testes, então quem possui celular com suporte ao 5G nas regiões de testagem poderá aproveitar as vantagens da nova tecnologia.
Diferente do que ocorre com o 4G, uma das exigências da Anatel é que o 5G tenha uma cobertura de 95% das áreas urbanas brasileiras com número de habitantes inferior a 30 mil, o que ampliará a cobertura de sinal. O Portal de Planos — site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar — elaborou um e-book com esclarecimentos importantes sobre a tecnologia.

A nova tecnologia terá muito a contribuir para o funcionamento de uma sociedade em que tudo se conecta, não só as pessoas à internet, mas comandos digitais que controlam iluminação, transportes e outros setores

As informações presentes no material incluem dados técnicos, análises mais práticas de como o 5G impactará a sociedade e comparações entre tecnologias. Com a nova conexão, por exemplo, os usuários poderão realizar downloads de 20GB por segundo, o que representa um número 20 vezes maior do que o 4G.
Segundo Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos, a chegada do 5G mudará a forma como a população consome internet. “A nova tecnologia terá uma resposta muito rápida, pois o tempo que o sinal leva da antena até o dispositivo em questão poderá reduzir de 100 milissegundos para 1 milissegundo. Outro benefício é que as cidades contarão com mais antenas, ou seja, o sinal estará mais perto do usuário e, com isso, os smartphones não irão gastar tanta bateria para buscá-lo em localidades remotas. O 5G também possibilitará que cerca de 1 milhão de usuários tenham acesso à tecnologia com boas condições, diferente do que ocorre com o 4G em situações de aglomeração, como shows e eventos esportivos. A estabilidade do sinal e a velocidade que a internet chegará ao consumidor final serão muito superiores ao que usufruímos hoje”, comenta.
Expectativas
Com o fato do 5G proporcionar uma estabilidade maior de sinal, os usuários de internet móvel poderão usufruir de uma conexão melhor em rodovias, estradas e meios de transporte de alta velocidade. Além dos benefícios visivelmente presentes em situações do dia a dia, a chegada da nova tecnologia também terá um impacto significativo em áreas ainda pouco exploradas pelas pessoas, como a Internet das Coisas. Neste caso, objetos do nosso cotidiano, quando conectados à internet, cumprem muito além de suas funcionalidades, como uma geladeira inteligente que informa quais alimentos estão faltando e atendem a comandos de voz.
“Muitas possibilidades oferecidas pela Internet das Coisas ainda são impraticáveis pela tecnologia disponível. Com a chegada do 5G, o caminho para cidades inteligentes, conectadas e automatizadas estará livre. A nova tecnologia terá muito a contribuir para o funcionamento de uma sociedade em que tudo se conecta, não só as pessoas à internet, mas comandos digitais que controlam iluminação, transportes e outros setores”, finaliza o especialista.
Serviço
portaldeplanos.com.br
 

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.