Destaque Mercado

O poder transformador dos aplicativos modulares

Pesquisa da IDC mostra que pandemia e trabalho remoto evidenciaram a ineficiência dos softwares legados

De acordo com uma pesquisa recente da IDC, 75% das organizações estão ajustando seus roteiros de TI para reduzir os custos dos sistemas atuais, permitir uma execução fácil e criar eficiências operacionais em relatórios financeiros, gerenciamento de projetos e experiência dos funcionários. As companhias têm mudado gradualmente de aplicativos locais legados para SaaS modernos e aplicativos modulares habilitados para a Nuvem. Esses esforços foram impulsionados pela Covid-19 e a adoção do trabalho remoto, que colocou em evidência as inadequações do software legado.

Segundo a pesquisa The New Enterprise Applications: Modern, Modular and Transformational, as organizações agora exigem aplicativos empresariais modernos à medida que avançam em direção à automação e digitalização completas. Os aplicativos corporativos modulares são focados em fornecer recursos de negócios que são construídos para serem fluidos e consumir dados, lógica, inteligência e fluxos de trabalho rapidamente. Os aplicativos corporativos modulares podem ser integrados a qualquer configuração, de modo que o resultado obtido com eles seja significativamente melhor do que a soma de seus componentes.

Organizações que já usam aplicativos corporativos modulares comentaram sobre o poder dos sistemas, seus aspectos em tempo real, a capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente conforme necessário e a capacidade de conectar clientes, funcionários e fornecedores  

Inovações como automação de processos robóticos (RPA), Inteligência Artificial, Machine Learning, análise preditiva, processamento de linguagem natural, Blockchain, assistentes virtuais, IoT, Realidade Aumentada e Realidade Virtual tornam os aplicativos mais simples e inteligentes. E configurar os resultados é mais fácil com componentes modulares, pois permitem que o negócio funcione da maneira que precisa, mas sem adicionar fluxos de trabalho complexos.

Os aplicativos modulares são transformadores para os negócios quando as tarefas podem ser adicionadas rapidamente para aumentar e estender os processos de negócios. Construir processos de negócios torna-se mais fácil usando TaskApps para digitalizar, automatizar e completar um aspecto de um processo de negócios produzindo ganhos imediatos de eficiência e produtividade. Esse recurso pode ser parte de um aplicativo maior baseado em Nuvem ou se conectar a esses aplicativos empresariais individuais maiores por meio de APIs.

TaskApps estão intimamente relacionados ao movimento de desenvolvimento de software low-code/no-code, em que funcionários não técnicos podem criar aplicativos independentes para dispositivos móveis, web ou PC. Os construtores TaskApp fornecem aos usuários do aplicativo a capacidade de otimizar um fluxo de trabalho específico ou destilar uma tarefa específica incorporada em uma plataforma maior em uma interface mais simples.

“Medir o sucesso de aplicativos empresariais modernos, modulares e transformacionais será feito reduzindo os cliques, agilizando fluxos de trabalho, automatizando processos manuais e, em última análise, economizando tempo”, disse Mickey North Rizza, vice-presidente de Enterprise Applications e Digital Commerce da IDC. “Também esperamos que as métricas e KPIs melhorem com percepções mais acionáveis, que tragam melhor desempenho de negócios, independentemente da localização do funcionário e do dispositivo usado para interações com o aplicativo empresarial modular”, comentou o executivo.

De acordo com o estudo, esses benefícios são apenas a ponta do iceberg. O poder desses aplicativos empresariais modulares está na criação de valor total realizada pela empresa à medida que usa os sistemas. Organizações que já usam aplicativos corporativos modulares comentaram sobre o poder dos sistemas, seus aspectos em tempo real, a capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente conforme necessário e a capacidade de conectar clientes, funcionários e fornecedores.

Serviço
www.idc.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos