Artigos

O Brasil que teremos depois da quarentena

A covid-19 é uma pandemia sem precedentes na história do Brasil. Neste momento estamos confinados em nossas casas para evitar o contágio e salvar vidas. Estamos aprendendo uma nova forma de trabalhar, de interagir com amigos, com nossos clientes e até mesmo de conviver com nossas famílias. Mas, vencida esta guerra contra o vírus e encerrado o isolamento social, é possível que tenhamos como resultado um País melhor.

O Brasil é um país maravilhoso apesar de inúmeros problemas sociais. As poucas guerras pelas quais passamos não se comparam às que países do Velho Mundo tiveram de enfrentar. Nosso clima favorece extrair tudo o que precisamos da terra. Somos um país rico.

Mas acredito que toda essa facilidade nos fez menos preparados para enfrentar problemas difíceis. Nunca fomos obrigados a fazer sacrifícios individuais pelo bem coletivo. Não fomos forjados para tomar decisões dolorosas.

Agora estamos em guerra. Estamos fazendo sacrifícios. Estamos tomando decisões difíceis. Estamos em casa.

Vamos passar por transformações. Pensaremos mais na sociedade e no impacto que nossas ações têm nela. Mudaremos nossos hábitos. E podemos ganhar com isso.

Tecnologias que adotamos em casa serão mais utilizadas daqui para frente. Elas otimizarão nosso tempo e transformarão a forma como nos relacionamos. Empresas investirão mais em comércio eletrônico e trarão mais eficiência para nós. A logística vai melhorar para entregar tudo o que consumimos. A segurança cibernética será levada mais a sério para garantir que estejamos seguros digitalmente. Clientes pensarão em contingência e teremos menos falhas no futuro.

E para nós, cidadãos, será um momento em que pensaremos na coletividade. De ter ideias que melhorem nossa vida. Tenho certeza de que é em momentos de complexidades que podemos crescer e contribuir para o Brasil crescer. Com essa ótica positiva, espero que, quando tivermos vencido a covid-19, consigamos presenciar um País mais moderno, mais seguro e mais solidário.

Por Eduardo Gallo, presidente da Service IT

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos