Tecnologia

Novo data center da Angola Cables torna-se Ponto de Interconexão

Entre os benefícios estão a disponibilidade de diversos serviços em um único ponto da região, como alta capacidade de tráfego de rede, trânsito IP de alta qualidade, acesso a IXPs ao redor do globo e soluções de cloud

tráfego de dados móveis no mundoA companhia multinacional Angola Cables lançou um ponto de interligação – IXP, ou seja, ponto de troca de tráfego, também conhecido como PIX, em seu recém-inaugurado data center localizado na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará. O novo serviço edifica ainda mais seu data center AngoNAP, porque ficará integrado ao IX.br de Fortaleza por meio do PIX.

Os clientes serão beneficiados com diversos outros serviços em um único ponto da região, tais como alta capacidade de tráfego de rede, trânsito IP de alta qualidade, acesso a IXPs ao redor do globo, soluções de cloud e a todo ecossistema proporcionado pelo data center, assim como o acesso aos cabos submarinos Monet, SACS e WACS, que oferece a menor latência entre as Américas, África e Europa.

“Considerando que a Angola Cables tem como propósito fomentar um completo HUB de Telecomunicações e um ecossistema de TICs em Fortaleza, dispormos agora de um PIX que vai tornar o Data Center um verdadeiro marketplace para os clientes da região”, avalia Victor Adonai Costa, novo diretor-regional da Angola Cables no Brasil.

Cada vez mais empresas que precisam trafegar dados buscam companhias de telecom que, além de fornecer infraestrutura avançada e soluções inovadoras de transmissão de dados, possam ofertar um ecossistema completo e integrado

Dentro do PIX, seus usuários poderão se conectar por meio de portas Ethernet de capacidades variadas. O PIX da Angola Cables será comissionado com equipamentos capazes de entregar portas: 1Gbps, 10Gbps e 100Gbps. Por padrão, são utilizadas interfaces 1Gbps LX, 1Gbps UTP, 10Gbps LR e 100 Gbps LR4.

A ativação do PIX possibilitará ao centro de dados uma conexão direta a 174 redes (ISP-ASN), tais como: OTNs, NRENs, carries e provedores regionais. Podemos também destacar as seguintes redes: RNP, NIC.br, Etice, DNSs, Netflix, Cloudflare e Akamai.

O investimento na construção do Ponto de Interconexão vai beneficiar também, todo o tráfego de internet de Fortaleza, o terceiro maior e mais importante do País, que já movimenta 227 gigabytes de dados por segundo. A cidade cresceu 400% em tráfego de internet em 2018. A expectativa é que em 2020 passe a movimentar cerca de 600 gigabytes de dados por segundo. Apenas para exemplo de comparação, o segundo lugar do ranking é a cidade do Rio de Janeiro, com circulação de 1.14 terabytes por segundo. A primeira é São Paulo, com 5.36 terabytes por segundo.

“Percebemos que cada vez mais empresas que precisam trafegar dados buscam companhias de telecom que, além de fornecer infraestrutura avançada e soluções inovadoras de transmissão de dados, possam ofertar um ecossistema completo e integrado, como é o caso do data center de Fortaleza, que está ajudando a transformar o panorama digital e de conectividade no Hemisfério Sul”, explica Victor.

A Angola Cables é uma multinacional de IT Solutions focada na venda de soluções para infraestruturas de data center, venda de conectividade, serviços Cloud para IP providers e ISPs para o setor corporativo com necessidades de serviços e conexões digitais. Atualmente, opera os sistemas de cabos SACS, Monet e WACS, gere dois centros de dados, o AngoNAP Fortaleza e o AngoNAP Luanda , em Angola, e faz a gestão do Angonix, um Internet Exchange Point, que está entre os cinco maiores de África.
Por meio de sua rede, a companhia conecta diretamente a África, Europa e as Américas, além de ter parcerias estabelecidas para se conectar à Ásia.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos