A Receita Federal decidiu ampliar o atendimento eletrônico para as empresas que possuem certificado digital. O anúncio foi feito esta semana e o governo aproveitou para anunciar a criação do atendimento por meio de “chat” – sala de bate papo, para a regularização de débitos das pessoas físicas com o Imposto de Renda. Essas novidades podem ser buscadas no e-CAC o centro virtual de atendimento da Receita Federal.
Há tempos a Serasa Experian alerta para o fato de o certificado digital facilitar muito o relacionamento de empresas e cidadãos com a Receita, sobretudo neste momento de entrega da declaração do Imposto de Renda. “É muito vantajoso usar o certificado digital para esse fim. Ele oferece a praticidade de validar o seu acesso ao ambiente seguro da Receita e permite escolher as formas de transmitir suas informações. Você terá menor chance de erros no preenchimento e pode baixar uma declaração pré-preenchida, e só conferir e/ou completar os dados vinculados ao seu CPF que o governo já recebeu”, acrescenta Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.
Neste ano, estão obrigados a apresentar a declaração todos que, em 2018, receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 e, em relação à atividade rural, obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50. Está obrigada a apresentar a declaração, ainda, a pessoa física residente no Brasil que, em 2018, tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
No caso das empresas, o anúncio da Receita informa que as que tenham certificado digital poderão solicitar online a chamada Certidão Negativa de Débitos -CND. No ano passado, houve 293 mil atendimentos nas unidades da Receita para essa finalidade. Antes, as empresas tinham que solicitar a abertura de um Dossiê Digital de Atendimento – DDA pela internet, depois apresentar o documento em uma unidade de atendimento da Receita, criar um dossiê eletrônico pelo servidor e depois incluir documentos. Agora, a abertura do dossiê continuará sendo exigida, mas o dossiê poderá ser criado digitalmente, assim como a inclusão de documentos.
A Serasa Experian é autoridade certificadora do País que possui o selo RA 1000 do site Reclame Aqui, concedido a empresas que têm excelente relacionamento com seus clientes. A certificação digital ICP-Brasil é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico. Tem validade jurídica e confere a documentos e transações digitais a autenticidade, integridade, sigilo e atributos de não repúdio. As identidades digitais podem ser regulamentadas como o e-CPF, e-CNPJ e NF-e, ou não regulamentadas, definidas de acordo com cada processo a ser utilizada.
Serviço:
www.certificadodigital.com.br/
A Serasa Experian atua na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Serviço:
www.serasaexperian.com.br
A Experian, empresa mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade.
Serviço
www.experianplc.com
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