Gestão

Nova sede da Nestlé adota infraestrutura de TI de última geração da CommScope

Projeto, que conta com pontos Cat.6 e Cat.6A, gerenciados pelo sistema imVision, garante o funcionamento com alto desempenho da LAN e do data center da empresa

fibra ópticaLocalizada num moderno edifício na Avenida das Nações Unidas, na Zona Sul de São Paulo, a nova sede da Nestlé marca um novo momento da companhia, no qual a tecnologia ganha cada vez mais destaque nos seus processos de negócios. Em uma área construída de 210 mil metros quadrados, o novo complexo é formado por um centro comercial e duas torres. A empresa ocupa dez andares, da Torre Sigma, além de abrigar duas cozinhas no térreo e a Loja Nestlé, aberta ao público, na Torre Alpha. O projeto recebeu investimentos de mais de R$ 50 milhões.

A mudança rompe fronteiras ao criar um ambiente de trabalho organizado, de alta disponibilidade e colaborativo para os seus 2.500 funcionários. Tudo foi pensado para garantir a integração entre as diferentes áreas da empresa, desde a administração até as plantas industriais, com o objetivo de melhorar a produtividade e os seus sistemas de automação. “É um ambiente muito mais colaborativo e aberto, que privilegia a interação entre as pessoas e a sustentabilidade no uso dos recursos”, destaca Fernando Molina, IT Manager da Nestlé.

A tecnologia tem menor atenuação e é preparada para suportar aplicações de 10 e 100 GbE em distâncias de até 550 e 150 metros, respectivamente  

Parte desta premissa está atrelada a uma infraestrutura de rede padronizada e de acordo com as normas internacionais da empresa. Para desempenhar esta tarefa, a nova matriz da Nestlé foi equipada com as soluções de conectividade da CommScope de última geração. A responsável pela execução desta rede foi a Comtec, especializada em elaboração e implantação de infraestrutura de TI, de São Paulo. O trabalho levou quatro meses para ser concluído e contou com a participação de 80 profissionais. Foram instalados 3.677 pontos de rede Cat.6 para atender as estações de trabalho, além de 204 pontos Cat.6A dedicados aos pontos de acesso Wi-Fi.

O data center também fez parte da empreitada e envolveu o moving do ambiente do edifício antigo, também em São Paulo. Segundo o diretor da Comtec, Vicente Salzano, a estrutura foi projetada para garantir alta performance, disponibilidade e eficiência energética. “Fizemos o projeto executivo envolvendo o cabeamento, sistemas de elétrica e UPS, ar condicionado de precisão e detecção e combate a incêndio inteligentes no data center”, acrescenta o diretor.

Gestão automatizada da infraestrutura (AIM)
Um dos diferenciais do projeto é o sistema de gestão automatizada da infraestrutura imVision, da CommScope. Com interface em português, a solução fornece visibilidade e monitoramento em tempo real de todas as conexões de rede. Os mais de 3.600 pontos são detectados por meio de sensores em infravermelho, presentes nos patch panels e DIOs – distribuidores internos ópticos. A Nestlé adquiriu um modelo de licença ilimitada do software de gestão (system manager), assim, o recurso pode ser estendido para outras unidades da companhia, de acordo com a sua necessidade.

Ricardo Wassermann, gerente de canais de integração da CommScope, explica que o imVision é um sistema aberto que pode ser utilizado com patch cords não proprietários, padrão de mercado. “Ele ajuda a localizar os pontos de falha da rede de forma rápida e precisa, minimizando o downtime. É possível ainda localizar geograficamente os dispositivos IP em tempo real, melhorar o gerenciamento dos ativos, fortalecer a segurança da rede, desde a camada física, e otimizar os trabalhos de gerenciamento da rede por meio da geração de ordens de serviço eletrônicas, além de muitas outras facilidades”.

Data center
Chamado de computer room, o data center ocupa uma área de 80 metros quadrados. Como foi um projeto de moving, a Comtec fez um planejamento bastante detalhado de cada ação e em várias etapas, levando em conta a análise de risco, assessment (diagnóstico) do ambiente, carga elétrica e elaboração de documentação técnica. “Temos uma ampla experiência nesse tipo de trabalho em grandes indústrias de alimentos e agronegócio, por exemplo”, acrescenta Salzano.

Um fator decisivo para garantir disponibilidade e alta performance ao ambiente, segundo Salzano, foi o sistema de cabeamento estruturado, fornecido pela CommScope. “O cabeamento é a base das aplicações de TI. A qualidade dos produtos e a correta instalação são fundamentais para o bom funcionamento de um data center”. A rede combina sistema de cabeamento estruturado Cat.6A (com 730 pontos) e fibra óptica multimodo OM4 de 12 vias para atender os racks dos servidores.

Wassermann, da CommScope, destaca que as fibras OM4 são altamente confiáveis e flexíveis. “A tecnologia tem menor atenuação e é preparada para suportar aplicações de 10 e 100 GbE em distâncias de até 550 e 150 metros, respectivamente”, acrescenta.

Segundo Molina, da Nestlé, com o novo data center a empresa conseguiu consolidar e virtualizar os seus servidores, numa estratégia voltada para a nuvem e novos processos de transformação digital. Para se ter uma ideia, 37 equipamentos foram desligados, diminuindo o consumo de energia e espaço.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Presente em 194 países, a companhia conta com 328 mil colaboradores. São mais de 2000 marcas, que variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso, aos favoritos locais como Ninho. Sua sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

A subsidiária brasileira tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1000 itens.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos