Tendências

Nokia e WEG lançam projeto de Indústria 4.0 com rede privada 5G standalone

Projeto piloto utiliza Nokia Digital Automation Cloud (DAC) para demonstrar a qualidade e o valor das redes privadas construídas em 5G standalone (SA), em iniciativa que acontece em fábrica da WEG e conta com parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Anatel

Nokia e WEG acabam de lançar o projeto ‘Open Lab WEG/V2COM’ para acelerar e viabilizar o desenvolvimento de soluções em Indústria 4.0 no país, com a plataforma Nokia Digital Automation Cloud (DAC).

Pioneiro, Open Lab WEG/V2COM conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Anatel, e vai utilizar a solução Nokia DAC para validar a qualidade e o modelo econômico das soluções a serem desenvolvidas no âmbito do projeto.

A plataforma de automação da Nokia assegura uma rede privada confiável, de alta largura de banda e baixa latência, com recursos locais de computação de borda, serviços de voz e vídeo, bem como um catálogo de aplicações. É uma plataforma compacta e de fácil implementação, composta por equipamentos de rede, um sistema de monitoramento de operações baseado em nuvem e conectores industriais que facilitam a conectividade padrão e específica ao protocolo do segmento industrial.

O projeto, com duração prevista de um ano, está sendo desenvolvido em um ambiente real de produção, em uma das fábricas da WEG, em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina  

O projeto, com duração prevista de um ano, está sendo desenvolvido em um ambiente real de produção, em uma das fábricas da WEG, em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. Os resultados contribuirão para os estudos da Anatel sobre regulação das redes privadas 5G para usos empresariais.

A fábrica terá a função de laboratório, em que uma rede privada 5G será testada simultaneamente a uma rede convencional de uma operadora. Serão desenvolvidos vários casos práticos e avançados de Indústria 4.0, para verificar o ganho de produtividade que a solução poderá trazer, permitindo consolidar modelos consistentes a serem aplicados em projetos de automação industrial.

Pensando no avanço da tecnologia pós-pandemia e nas melhores condições de uso do 5G, serão avaliadas duas radiofrequências: uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz. Um instituto de pesquisa independente fará as devidas análises de desempenho.

Guilherme Spina, Diretor da V2Com, do grupo WEG, comenta: “O projeto da planta piloto 5G na WEG trará a possibilidade não somente de apoio aos estudos oficiais do emprego da tecnologia no Brasil, como também acelerará o desenvolvimento e testes de produtos e soluções WEG/V2COM para nossos clientes”.

Marcelo Entreconti, Head de Enterprise da Nokia para América Latina, comenta: “Nosso projeto com a WEG é o exemplo mais recente do uso de redes privadas 5G da Nokia para alavancar, como fornecedora líder e parceira tecnológica, o patamar da Indústria 4.0 no Brasil. Com nossa tecnologia, levamos aumento de produtividade para diversos setores. Estamos comprometidos com as demandas da Indústria, desde a capacitação das pessoas, a exemplo de nosso projeto com o OpenLab Senai, bem como o desenvolvimento de casos de uso como os que estão sendo testados e aplicados pela WEG”.

Com mais de 220 grandes clientes corporativos por todo o mundo – dos quais mais de 30 adotam 5G – e um extenso ecossistema de parceiros-chave, a Nokia foi recentemente nomeada líder em redes privadas sem fio, pela GlobalData.

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$13,3 bilhões, destes 58% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

Serviço
http://nokia.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos