Mercado

Nokia e VMware ampliam parceria para facilitar operações em larga escala e multicloud

Companhias também aumentarão investimentos com colaboração tecnológica e pesquisa e desenvolvimento avançados para criar soluções integradas

A Nokia e a VMware anunciam a ampliação de parceria, que inclui o desenvolvimento de soluções integradas para oferecer suporte a provedores de serviços de comunicações (CSPs) para melhorias operacionais e eficiência de custos por meio de operações em grande escala e multicloud.

Depois de anos trabalhando com funções de rede virtual ou baseada em nuvem em implantações de produção limitadas, os CSPs precisam desenvolver essas funções em grande escala para lidar com a utilização crescente de novos aplicativos com uso intenso de dados para os casos que utilizarão o 5G e edge computing. O sucesso dessa estratégia depende da interoperabilidade contínua e operações eficientes das funções de rede baseadas na nuvem.

Isso permitirá que os clientes adotem uma estratégia multicloud para unificar os ambientes de rede e de TI e conectá-los a nuvens corporativas privadas, nuvens na edge e nuvens públicas 

A VMware e a Nokia possuem uma ampla base de clientes em todo o mundo. Por meio da ampliação da parceria, as empresas promoverão a interoperabilidade entre as aplicações de software da Nokia e o Telco Cloud da VMware, incluindo o VMware vCloud NFV. As companhias também aumentarão seus investimentos em uma parceria mais profunda com colaboração tecnológica e pesquisa e desenvolvimento avançados para criar soluções integradas. Como resultado, os CSPs poderão atender com mais facilidade seus objetivos de negócios e casos de uso, usando a infraestrutura de nuvem VMware projetada para trabalhar em conjunto com as funções de rede virtualizada e em contêiner da Nokia.

As empresas têm trabalhado juntas para criar redundância perfeita de nuvem executando aplicações da Nokia, como a Nokia Service Management Platform, na plataforma Telco Cloud da VMware e na VMware HCX, uma plataforma de mobilidade de aplicações projetada para simplificar a migração de aplicações, o reequilíbrio de cargas de trabalho e a recuperação de desastre otimizada para data centers e clouds. Isso permitirá que os clientes adotem uma estratégia multicloud para unificar os ambientes de rede e de TI e conectá-los a nuvens corporativas privadas, nuvens na edge e nuvens públicas.

A Nokia continuará focada na certificação técnica dos VNFs e softwares da Nokia na plataforma VMware vCloud NFV por meio de um laboratório de certificação VMware Ready for NFV,no escritório da Nokia. O novo laboratório inclui caracterização de desempenho para permitir que os CSPs configurem adequadamente seus ambientes de tecnologia para obter os melhores resultados. Com o Laboratório de Certificação, a Nokia e a VMware atenderão os clientes de maneira acelerada, acompanhando os novos recursos e lançamentos e permitindo um melhor alinhamento de roadmap entre os portfólios das duas empresas.

Vários softwares da Nokia, como o Nokia CloudBand Application Manager e o Nokia Smart Plan Suite, juntamente com o IMS virtual, o núcleo de pacote virtual e o controlador de sessão de borda já estão certificados para operações em ambientes de nuvem VMware. Esses e outros podem ser encontrados no VMware Solution Exchange.

“Com o advento do 5G e do edge computing, os clientes estão adotando o Telco Cloud da VMware, pronto para contêiner, apoiado por esforços inovadores como o orquestrador de múltiplos domínios do Project Maestro. Temos o prazer de firmar parceria com a Nokia para permitir uma implementação mais rápida das funções virtuais e em contêineres virtuais da Nokia na infraestrutura de nuvem da VMware, ajudando nossos clientes a preparar suas redes de Telco Cloud para o futuro”, afirma Shekar Ayyar, vice-presidente executivo e gerente geral de Telco e Edge Cloud da VMware.

“Na era digital de hoje, os provedores de serviços de comunicação esperam que as soluções sejam nativas da nuvem e independentes de hardware, com recursos de vários fornecedores e várias redes integrados. A parceria ampliada que estamos anunciando oferece à Nokia e à VMware maior escopo e capacidade de acelerar a inovação e melhor antecipar e atingir as expectativas de nossos clientes em comum”, declara Bhaskar Gorti, presidente da Nokia Software.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos