Destaque Tecnologia

Nokia acelera oferta de Open RAN para liderar o futuro móvel aberto

As soluções Nokia Open RAN (O-RAN) fornecerão desempenho e segurança de classe mundial para o ecossistema O-RAN, com disponibilidade para este ano, com o conjunto completo de interfaces definidas pelo O-RAN esperado para 2021

A Nokia acaba de anunciar que está aprimorando sua atuação no setor em soluções abertas, aumentando rapidamente a adoção de interfaces Open RAN (O-RAN) em seu portfólio AirScale. Esse aprimoramento do seu portfólio de rede de acesso via rádio (RAN) visa permitir um ecossistema aberto de inovação e uma robusta cadeia de suprimentos de telecomunicações, garantindo desempenho e segurança de rede de classe mundial.

Esses novos recursos de O-RAN, que incluem interfaces abertas, serão construídos sobre o software AirScale existente da Nokia, oferecendo o mesmo desempenho de alto nível, funcionalidades expansivas e padrões de segurança robustos dos produtos de rádio atuais da Nokia. Ao adotar a abordagem de criar interfaces abertas sobre as soluções existentes, a Nokia está ajudando a se preparar para a arquitetura de rede do futuro, independentemente de os CSPs optarem por seguir o caminho da O-RAN ou não. Um conjunto inicial de funcionalidades O-RAN estará disponível este ano, enquanto o conjunto completo de interfaces deverá estar disponível em 2021.

Como as soluções da Nokia utilizam o mesmo software trunk em RAN, Cloud RAN e O-RAN, os clientes da Nokia se beneficiarão da flexibilidade máxima para definir sua arquitetura de rede sem sacrificar recursos de rede, desempenho ou segurança  

Como o único fornecedor global de RAN a se comprometer com o O-RAN, o investimento acelerado da Nokia e o firme compromisso com essa tecnologia fornecem aos CSPs, assim como reguladores e tomadores de decisão políticos, maior garantia de que eles podem abraçar a abertura para proteger sua cadeia de suprimentos de telecomunicações, sem preocupações com a competitividade e/ou segurança de sua infraestrutura 5G. A Nokia já fez investimentos significativos na O-RAN, liderando a implantação antecipada do RAN Intelligent Controller (RIC) e do fronthaul aberto.

A Nokia também anunciou recentemente a próxima geração do portfólio AirScale Cloud RAN. Como as soluções da Nokia utilizam o mesmo software trunk em RAN, Cloud RAN e O-RAN, os clientes da Nokia se beneficiarão da flexibilidade máxima para definir sua arquitetura de rede sem sacrificar recursos de rede, desempenho ou segurança.

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, disse: “A Nokia está comprometida em liderar o futuro móvel aberto, investindo em soluções Open RAN e Cloud RAN, com o objetivo de permitir um ecossistema de telecomunicações robusto com forte desempenho e segurança de rede. A solução Cloud RAN da Nokia lidera o mercado e continua evoluindo para uma arquitetura nativa da nuvem. Temos a escala e os recursos para atender à crescente demanda dos clientes por essa tecnologia, sustentada pelo desempenho e segurança de rede de classe mundial que somente a Nokia pode oferecer”.

Joe Madden, analista principal da Mobile Experts, disse: “Várias operadoras já se comprometeram com o Open RAN, devido à flexibilidade aprimorada que essa tecnologia pode trazer. Novos operadores estão se comprometendo totalmente com o Open RAN e fornecedores de hardware alternativos em suas redes, e os operadores legados estão usando o O-RAN para criar oportunidades para novos produtos inovadores se encaixarem em suas redes complexas. Essa tendência global fortalece o ecossistema e permite que rádios especializados atendam a infinita variedade de aplicações do mundo real. A Nokia é o único grande fornecedor que se comprometeu a desenvolver ativamente as interfaces O-RAN, garantindo que suas soluções RAN 5G suportem o futuro ecossistema aberto que as operadoras estão buscando”.

Serviço
www.nokia.com

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos